quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Análise do Blog Professor Tim sobre a identificação local e grupal dos seres humanos!

Análise generalista sobre as razões da identificação grupal e do pensamento hegemônico de determinados grupos humanos!
Quem iniciou o debate foi o poeta russo Tolstoi: se queres ser universal, tem que ser local na tua aldeia. O mesmo mantra de Tolstoi usado contra a globalização planetária dos seres humanos: pense globalmente, mas aja localmente.
Pode existir um pensamento de inclusão global das várias etnias e dos vários agrupamentos humanos, mas a Torre de Babel provou não ser possível, pelo menos, assim, textualizou o Antigo Testamento.
Digo assim para provar uma certa tese de unidade pensamento entre pessoas do mesmo território ou de grupos parecidos.
Pegue por ex.,  a Avenida da Universidade em Fortaleza, batizada por sede da famosa/falida Universidade Federal do Ceará (UFC)Resultado de imagem para fotos e imagens da avenida da universidade em fortaleza e seus núcleos de extensão e Campus diversos naquela área territorial fortalezense
Nela, não vais encontrar a Igreja Universal, clubes de seresteiros bregas ou as sedes dos partidos da direita conservadora: DEM, PMDB, PSDB e outros.
Jamais! O que se encontra nela são apenas cursos universitários, sedes de movimentos sociais e dos partidos da chamada Esquerda/Extrema Esquerda (PT, PSTU, PCB, PC do B). Refletindo uma ditadura de pensamento hegemônico dos estudantes/professores e suas ideologias esquerdistas a serem defendidas por partidos ditos da ala comunista ou socialista.
Na Beira Mar de Fortaleza, em outro sentido, tem outro fenômeno parecido. Os italianos donos de restaurantes italianos, na maior das vezes, preferem contratar seus compatriotas da Itália para trabalharem como garçons ou outras atividades afins, até para facilitar a comunicação com os turistas italianos que ali chegam.
Assim ocorre também no bairro do Brás com os empresários da Bolívia que só contratam bolivianos para trabalharem em suas oficinas de fundo de quintal. Já em Rio das Pedras, os nordestinos por serem a maioria ali, são os preferidos dos donos dos comércios e das diversas atividades comerciais ali existentes naquela área violenta.
É a identificação étnica, ideológica e grupal.
Existem lojas cujas donas são morenas que só empregam mulheres morenas.
Impossível encontrar mecânicos no Sindicato dos Médicos, latifundiários no MST, economistas na OAB etc.
Cada qual no seu cada qual, até mesmo nos casamentos com identificação de grupo.
Comer scargot é bom para os franceses, mas para os sertanejos deve ser imprestável.
Resumo da ópera: as pessoas são grupais e locais.
Mesmo que se digam globalizadas e plurais!
__________________________________________
Analista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário