domingo, 26 de agosto de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre o novo matando o velho na política e na teologia!

O imaginário dialético humano da morte do velho pelo novo na Teologia e na Política!
Hegel ensinou isso na dialética do novo sempre destruir o velho. Filósofo pessimista dos mais pessimistas, Shopenhauer, explicou isso pela vontade humana de garantir a perpetuação da espécie. 
Freud, no Mal Estar da Civilização, aprofundou a psique humana de destruir e matar o velho para projetar o ego e o superego contra velhos valores.
Isso atinge até a Teologia. Não foram poucos os casos das mortes de velhos deuses para serem criados e fabricados novos deuses. 
Os Hebreus, cansados do velho Deus do Decálogo, que não fazia rejuvenescer a esperança do paraíso de Canaã do Leite e do Mel, fabricaram e cultuaram um novo Deus: Bezerro de OuroImagem relacionada.
Atravessando o Helesponto, na Grécia, os gregos, ao bel prazer, inventaram tanto foram possíveis novos deuses contra velhas divindades. Deuses antigos que não mais faziam chover, que não mais geravam produção em larga escala, que se colocavam contra os valores hedonistas e do liberou geral grego, eram trocados por novos deuses.
Se isso ocorre e ocorreu até na Teologia, quando mais na Política. Getúlio Vargas criou o Estado Novo contra o velho Estado da República Velha, estabelecendo uma nova ordem social e econômica com base no trabalhismo e na visão positivista de conciliação do capital com o trabalho nas fábricas e no movimento sindical.
A dupla criminosa e revolucionária Fidel Castro-Che Guevara, durante e após a Revolução Cubana, falavam em criar o Homem Novo. Dotado de uma ética, de um comportamento exemplar, de uma vida dedicada ao socialismo rumo ao comunismo da sociedade sem classes. Totalmente solidário e contra o capitalismo selvagem e excludente.
Isso, no mesmo sentido ideológico de Esquerda, fazem o PT, o PSOL, o PSTU, o PCO e outros partidos (Esquerdista ou de Extrema Esquerda) a falarem em nova política contra a velha política do clientelismo, do fisiologismo, do compadrismo, do coronelismo e do capitalismo como regime social de mercado capitalista.
É o mesmo também que colocar candidatos mais jovens na disputa.
É o novo na teologia e na política renascendo a Humanidade.
Embora sempre como farsa e tragédia!
________________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário