quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Coluna do Blog Professor Tim sobre a entrevista do Dr. Gildo Martins sobre Improbidade Administrativa no Jornal Seara.

Poderia ter feito ótimas perguntas ao Dr. Gildo Martins sobre Improbidade Administrativa, mas sou censurado no Jornal Seara!
Ouvi com muita atenção a entrevista do Dr. Hermenegildo Martins, o Dr. Gildo Martins ao Jornal Seara (apresentado por Luís Augusto e por Zilanda Pontes), uma dos mais consagrados/respeitados/talentosos advogados do Ceará (uma verdadeira instituição advocatícia da OAB), a respeito de improbidade, mas sou censurado naquele jornal radiofônico. 
Eu poderia, por meio de uma ligação telefônica, ter ampliado os conhecimentos e feito ótimas perguntas sobre Improbidade Administrativa na entrevista com o Dr. Gildo MatinsA imagem pode conter: pessoas sentadas, mesa e área interna, mas o ditador Luís Augusto me censura.
Poderia, a respeito do tema principal (improbidade: nova especialidade jurídica do Dr. Gildo Martins), mas por uma visão ditatorial de Luís Augusto fazer radiojornalismo por meio da censura e da ditadura do pensamento único na midia, não pude participar fazendo interrogações e questionamentos a respeito do tema debatido.
Tudo bem que Luís Augusto fez algumas perguntas e o Dr. Gildo respondeu com respostas no melhor estilo de uma aula magna sobre Direito Administrativo e Direito Municipalista/Público a respeito de improbidade adminsitrativa, mas se os ouvintes participantes (incluindo-me) seria muito melhor. Dr. Gildo tirou muitas dúvidas sobre o que é o que não é Improbidade Administrativa. 
Tirou as dúvidas sobre improbidade e inelegibilidade, contas de gestão/governo com graves erros contábeis insanáveis, os vários tipos de processos que deixam o gestor sem puder disputar novas eleições, com base na Lei do Ficha Limpa. E ainda definiu que, no caso de licitações fraudulentas, os gestores também respondem a processo criminais (peculato), além dos cíveis e dos administrativos.
Mostrou preparo intelectual e jurídico sobre o tema o Dr. Gildo Martins.
Apenas uma linguagem teológica...
Como o radialista Luís Augusto é agora um fundamentalista religioso, convertendo-se a uma igreja cristã e evangélica, sendo um leitor da Bíblia Sagrada (especialmente o Novo Testamento: vida, martírio e a morte do Senhor Jesus Cristo, por meio dos seus apóstolos); boa parte da linguagem que ele usa no Jornal Seara é essencialmente teológico.
Isso faz com que ele fale uma linguagem fora de época. Não conhece a linguagem do futebol pois não assista mais jogos de futebol, não conheça a linguagem dos vereadores de Nova Russas pois não vai às sessões da Câmara, não conheça a linguagem dos jovens pois não participa dos eventos juvenis, desconheça as linguagens de outras religiões pois participa apenas dos cultos de sua igreja etc.
Um verdadeiro alienado da linguagem.
Perguntas do Luís Augusto...
Agora me responda aí, Dr. Gildo, qual a diferença entre improbidade e inelegibilidade?, me responda ainda: se a lei de improbidade fosse seguida à risca, muitos gestores não estaria sem disputar novos mandatos?, o fato de não saber da Lei da Improbidade é questão de absolver ou não o gestor acusado de crimes de improbidade?.
Faltou uma pergunta: nome dos gestores (fichas suja) e com improbidade em nossa região, inclusive, os que são candidatos.
Pautas do Jornal Seara: Sessão da Câmara de Nova Russas, pesquisas eleitorais, grande violência urbana no Ceará, problemas na gestão Marcelo Machado (Crateús), Improbidade Administrativa, rodada de entrevistas com os presidenciáveis no Jornal Nacional (JN) e inelegibilidade do Lula, entre outros temas.
Jornal dos Irmãos Evangélicos...
É que poderia ser o novo nome do Jornal Seara. Luís Augusto/Zilanda Pontes (apresentadores âncora), Luís Sousa (repórter especial); e os correspondentes Roberto Lira (Varjota), Assis Moreira (Crateús), Cícero Maia (Tamboril), são irmãos evangélicos convertidos ao Senhor e Salvador Jesus, acreditando na 2ª Vinda de Cristo à Terra.
Melhor arborização da cidade...
Pediu o Dr. Gildo Martins ao gestor municipal para melhorar o clima da cidade, no entanto, disse que o estúdio do Jornal Seara era "um oásis de refrigério".
Fica difícil ouvir....
O Luís Souza comentando e lendo gaguejando. E a Zilanda Pontes fica melhor como cantora gospel.
Não pegou bem...
Luís Augusto dizer que não sentiu nem de leva a ditadura militar de 1964.
Túnel do tempo...
Que fim levaram cerca de 80% dos ouvintes do Jornal Seara, que não ligam mais?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1989, ouvia o Jornal na Rádio Difusora apresentado por Moésio Loiola e por Luís Augusto.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário