quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Coluna do Blog Professor Tim sobre a sessão da Câmara em que foi pedida a cassação do mandato do vereador Pedro Lira.

Requerimento de Chiquinho Diogo pedindo até a cassação de Pedro Lira por quebra de decoro foi a principal pauta da sessão da Câmara!
Estamos em pleno período de paz e de união da Festa de Nossa Senhora das Graças, mas foi o que não se viu na última sessão da Câmara (quarta: 8 de agosto). Foi lido requerimento do vereador Chiquinho Diogo pedindo a censura escrita, o afastamento do seu mandato e até mesmo a cassação do referido parlamentar.
Requerimento de Chiquinho Diogo lido pela secretária Socorrinha HolandaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadasé por conta, segundo o autor, de ser Pedro Lira um vereador que sempre está atacando a honra dos vereadores nas falas que tem feito no plenário e fora dele, como foi o caso dos fortes ataques verbais que teria feito aos vereadores governistas, durante reunião da CDL.
Já que o requerimento é nominal de Chiquinho DiogoA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, sentado e área interna, cabe perguntar: Pedro Lira atacou sua honra alguma vez?
Outra pergunta: a imunidade do vereador é em todo o território de Nova Russas e não apenas na tribuna ou plenário!
Esse requerimento, mesmo que se tenha certas razões, tem um viés autoritário contra a própria imunidade parlamentar. Mesmo que Pedro Lira cometa agressões verbais, o afastamento ou a cassação do mandato dele (eleito pelo povo) é um ato extremo e que abre um precedente perigoso para novas cassações dos referidos vereadores.
Espera-se que a judicialização da Câmara, transformando o nosso parlamento mirim em espécie de forum, não tenha sucesso.
Mas é preciso evitar novos ataques verbais entre os vereadores e até sugiro que o Chiquinho Diogo, que é um excelente vereador, retire o requerimento contra Pedro Lira.
E que o Pedro Lira se retrate das besteiras que tem dito!
"Fui chamada de analfabeta"...
Disse Toinha do CapitãoA imagem pode conter: Antonia Freitas, sorrindo, em pé e área interna, um pouco na defesa de Pedro Lira,  que já foi chamada de analfabeta no próprio plenário da Câmara, dizendo que Pedro Lira não é o único a quebrar o decoro parlamentar naquela Casa. 
Ainda denunciou novamente a questão da construção de uma quadra poliesportiva no distrito de São Pedro, dizendo que o caso está na Justiça.
Socrático...
Fazendo uma boa combinação de palavras. Marcelo EvangelistaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé, o mais preparado da Câmara, disse que tem o CEI, mas, citando o filósofo Sócrates, disse: 
"só sei que nada sei"
Dizendo isso para também dizer é preciso ter mais cuidado na questão de punir um vereador por quebra de decoro, pois tem havido alguns casos em que a honra é atacada.
Melhor discurso de oposição...
Continua sendo do vereador Antonio CarlosA imagem pode conter: Antonio Carlos Araújo Martins, sentado, em pé, terno e área interna. Falou até da matéria do Fantástico sobre os prefeitos que compram os títulos/prêmios de melhores prefeitos do Brasil, citando o caso do jumento precioso.
Li e votei certo...
Falou o bravo vereador Chiquinho Diogo a respeito da votação do Código Tributário, notadamente na questão dos valores venais dos imóveis.
Preciso dizer...
Desde que votou no aumento da água, Paulinho TalegalA imagem pode conter: Paulo Alexandre, área interna não tem feito mais bons discursos. Perdeu o discurso.
Bem melhor filmandoA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna os discursos dos vereadores de oposição.
Túnel do tempo...
Que fim levou o barulho da panela do professor Adahil?
É o novo...
Sujeito lembrando que, 1947, um deputado comunista foi cassado por quebra de decoro, por ter usado uma cueca samba canção.
________________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário