domingo, 26 de agosto de 2018

Crônica do Blog Professor Tim sobre os 178 anos do Ipu!

Crônica do Domingo: 178 anos de Ipu!
O município que projetou José de Alencar na literatura brasileira graças ao romance regionalista/nativista Iracema, ambientado na famosa Bica do Ipu que Iracema ("Virgem dos lábios de mel") tomava banho de cuia, o secular Ipu, está festejando e celebrando seus 178 anos de sua emancipação política e administrativa.
Nascido Vila Nova do Ipu Grande (distrito da velha Guaraciaba do Norte e pertencente à então Freguesia da Serra dos Cocos), Ipu se tornou município independente na data de 26 de agosto de 1885.
Fazendo hoje  seus exatos 178 anos, o aniversário de Ipu está no Facebook do deputado Bruno PedrosaA imagem pode conter: Bruno Pedrosa, sorrindo, texto e foi celebrado em praça pública com show do brega romântico do Amado Batista -o mais amado do Brasil.
Tendo nos Tabajara os primeiros povoadores, não sei por isso ou não por isso, há uma certa identidade tribal muito entre os ipuenses.
Razão principal da defesa radical, autoritária e até violenta dos valores, da etnia, do ethos e da vida ipuense acima de tudo
Ofender o Ipu ou os usar violência contra os ipuenses pode agudizar a antropologia tribal e antropofágica de alguns ipuenses, como se viu no linchamento de um crateuense ocorrido anos atrás.
Com bom clima, com uma boa renda econômica, embora dentro de um buraco cercado pela cordilheira da serra grande, o Ipu se destaca na literatura, nas artes, na educação, entre outros, Trata-se de um município um pouco superior a alguns outros municípios em alguns aspectos de algumas atividades humanas e sociais.
A política do Ipu é bem violenta, tem que se tomar posição, não aceita pragmatismo, dividida sempre em dois grupos radicais. O Grupo Morais, liderado pelo saudoso Monsenhor Morais (um dos maiores símbolos do clero católico do Ceará), e o Grupo Rochista, sob a liderança do consagrado médico Dr. Rocha Aguiar, foram os grupos mais rivais e que mais elegeram os prefeitos do Ipu.
Grupo político do Monsenhor Morais elegeu vários prefeitos ipuenses: Abdoral Timbó, Milton Pereira, Simão Martins, Flávio Mororó, Sávio Pontes. Enquanto os Rochistas, primeiro com o próprio Rocha Aguiar, também elegeu o empresário Zezé Carlos e Sérgio Rufino como prefeitos ipuenses.
Outra característica do Ipu é ser a terra natal de importantes personalidades ao longo da história. Padre Antonio Tomaz (príncipe do poetas cearenses), Gomes Farias (um dos melhores narradores esportivos do Brasil), Delmiro Gouveia (empresário assassinado pela multinacionais Linhas Corrente), Clodoaldo (craque do futebol cearense), Adriana Torquato (advogada e mãe do deputado Bruno Pedrosa) etc.
Salve, salve os 178 anos do Ipu!
__________________________________________
Cronista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário