terça-feira, 7 de agosto de 2018

Doutrinador José Matos transformou os 7 pecados capitais em doenças em texto de genial reflexão: "Estranhos na Multidão".

ESTRANHOS NA MULTIDÃO
Este ainda é um mundo de pessoas mentalmente doentes, no qual, muitas são vistas apenas como sistemáticas. Existe esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão, etc, mas quero me referir aqueles outros doentes ainda não catalogados pelo medicina. Pessimismo é doença; agressividade é doença; preguiça é doença; inveja é doença; egoísmo é doença; orgulho é doença; complexo é doença; maldade é doença. Doenças que deveriam ser erradicadas pela própria pessoa, sozinha, com ajuda espiritual ou de terapeutas. Se não combatidas, se agravam com a idade requerendo, em muitos casos, tratamento clínico. O que é ruim, se não for combatido, piorará com a velhice. O pessimista pode se tornar deprimido; o agressivo, violento; o complexado, desconfiado ao extremo, etc. Ninguém nasce gente. Todos nascem como projetos para tornarem-se gente e, a maioria, termina seus dias de vida numa situação pior porque se preocuparam apenas em acumular o que não podem levar, esquecidos do principal objetivo na vida de todos: a humanização de si.
Há pessoas que vivem de má vontade. Qualquer fracasso, decepção, perda ou frustração é motivo de revolta, desânimo agressividade, isolamento, suicídio. Em muitos momentos, costumam ser grosseiras, não se desculpam, e aparecem depois sorridentes, como se nada tivesse acontecido. Como tudo o que é ruim tende a piorar com o tempo, a situação dessas pessoas é o isolamento ou alguma companhia que suporte todas as suas chatices e caprichos. Este é um mundo estranho de pessoas estranhas. A causa básica dessas estranhezas é o egoísmo. Jamais se tem notícia de que algum São Francisco de Assis tenha tratado mal alguém por causa de algum problema, físico, mental ou espiritual. Se você é assim, não se desculpe. Coloque-se no lugar dos outros e veja se as trata ou faz por elas como e o que gostaria de receber. Então, você gostaria de ser tratado como trata os outros? Não? Desenvolva atenção respeito, carinho, solidariedade e gratidão, e você, ao invés de isolamento, viverá rodeada por pessoas agradáveis. Contudo, não esqueça da exortação do Apóstolo Paulo: " é necessário que cresçam até a medida da estatura de Cristo".
José MatosA imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo José Matos Matos - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário