quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Artigo do Blog Professor Tim comentando as principais propostas de Jair Bolsonaro, candidato de Direita à Presidência da República.

Fazendo uma rápida análise das principais propostas de Bolsonaro!
Vi em algumas redes sociais e nas páginas pessoais (Facebook: uma delas foi no Face da psicóloga Thaís Barbosa) postagens sobre as principais propostas do candidato do Partido Social Liberal (PSL). E é sobre as principais propostas do direitista e favorito na corrida presidencial Jair Bolsonaro que vou analisar suas principais propostas.
Sua principais propostas educacionais, embora resumidas, eram esperadasA imagem pode conter: 1 pessoa. Uma delas é adotar um padrão militar nas escolas: formação cívica como cantar o Hino nacional nos colégios militares; outra: barrar/impedir o ensino doutrinário da ideologia de gênero nas escolas -que é uma guerra ideológica dele contra o movimento LGBTT.
No que ele chama de propostas sociais, estão algumas extremistas: castração química de estupradores, que não passa no Congresso Nacional, sendo apenas um apelo populista e demagógico dele para atender setores reacionários da classe média. 
Bolsonaro deveria abandonar essa proposta aberrante.
Posiciona-se: contra a liberação do aborto (para atender cristãos evangélicos), melhor gerenciamento do Bolsa Família (Bolsa Esmola inventado pelo PT, vulgo maior programa de compra de votos do mundo ocidental); vai acabar com o IPVA e as multas; e pretende adotar os programas de irrigação e de captação de água usados em Israel (Estado Judeu) para diminuir o flagelo da seca no Nordeste.
Na Segurança Pública, sua agenda é bem conservadora e repressiva dentro do biológico da guerra de todos contra todos, explicada por Hobbes. Quer diminuir a maioridade penal (com um pouco de razão), vai dar uma arma legal para todos se defenderem, colocar os presos para trabalharem (como acontece nos Estados Unidos).
Para a Saúde, não é muito diferente do Haddad na defesa do SUS.
Apesar de não entender nada de economia e ter o guru (Posto Ipiranga) Paulo Guedes como principal assessor econômico, tem várias propostas. Desburocratizar a abertura das empresas, melhorar a nossa infra-estrutura (investir mais em ferrovias?), redução gradativa da carga tributária (cobrar mais impostos dos ricos ou dos pobres?), agregar valor nas exportações (não exportar apenas soja in natura, mas soja agregada com industrialização) etc.
E na parte da política com ética, quer: continuação da Lava Jato e a prisão dos políticos corruptos.
Concordo com várias propostas de Bolsonaro, mas com outras.
Propostas parecidas com as de alguns presidenciáveis de Esquerda!
Misturando liberalismo e estatismo!
_________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário