terça-feira, 25 de setembro de 2018

Editorial do Blog Professor Tim sobre a Força Tática e a militarização do espaço público urbano.

Editorial: Força Tática e a militarização do espaço público!
A Força Tática (FT) é um grupo de choque da gloriosa Polícia Militar formada por policiais inteligentes/talentoso para confrontos pesados contra bandidos do crime organizado. 
A FT foi instalada na gestão então Comandante da 3ª CIA (hoje 2ª CIA) Major Adrianízio -um oficial militarista e defensor da militarização do espaço público/urbano.
E a militarização do espaço público/urbano, em alguns momentos,  continua sendo ainda uma tática policial usada pela FT. 
No último domingo (24), por ocasião do enterro de um anjinho celestial/uma princesa amada/pequena guerreira/santa menina (Maria Cecília: que está no Céu ao lado de Deus, de Nossa Senhora e dos anjos celestiais), policiais militares da Força Tática fizeram uma ação típica de uma militarização dogmática do espaço público urbano.
Duas viaturas da Força TáticaResultado de imagem para força tática - nova russa, que chegaram ao local do velório por volta das 5 da tarde, acompanharam o enterro até o cemitério. Duas viaturas com policiais fortemente armados com armas de grosso calibre acompanhando o cortejo com o corpo do anjo celestial.
Quando a grande multidão chegou na altura da praça da Igreja Matriz, tinha lá uma viatura da Força Tática que se deslocou para a região do Parque da Cidade (perto do Bar do Pipiu) -aguardando a passagem do cortejo. Depois a viatura saiu em alta velocidade parando no semáforo da Alípio Gomes -saindo dela policiais fortemente armados.
Uma demonstração de força policial desnecessária e sem sentido algum!
Primeiro. O enterro não era de um policial militar, mas de um anjinho divino.
Segundo. As pessoas que iam acompanhando o enterro eram todas pessoas de bem, trabalhadora, profissionais liberais, que foram prestar sua solidariedade cristã à família enlutada.
Pode até se entender que os PMs tenham ido prestar sua solidariedade, mas a militarização extrema foi desproporcional. Claro que a Força Tática tem sido importante na questão da segurança pública e da questão da garantia da ordem pública, prendendo traficantes ou 'crackudos de quinta categoria', mas não se pode permitir atos de militarização como o do último domingo.
A militarização expressiva que os cidadãos de Nova Russas esperam da FT é contra os criminosos. Na região do Jovinão e Morro da Gaiola, por ex., várias pessoas foram assassinadas e até agora a FT não prendeu nenhum dos criminosos.
Defendemos a Força Tática, mas não com militarização do espaço público.
Pois a FT com militarização fica fraca!
__________________________________________
Editorialista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário