quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Editorial do Blog Professor Tim sobre os 135 anos de emancipação de Ipueiras!

Editorial: 135 anos de Ipueiras!
Aproximadamente 6 anos antes da Proclamação da República, o município de Ipueiras (água rasa, em tupi-guarani) ganhava sua emancipação político-administrativa. Pelo decreto imperial de Pedro II (25 de outubro de1883), Ipueiras passou a ser um município emancipado -hoje fazendo 135 anos de progresso de crescimento, com show celebrado em praça pública e vários eventos organizados pela atual gestão do prefeito Nenem do Cazuza e da 1ª dama Ana TeresaA imagem pode conter: 1 pessoa, céu, atividades ao ar livre e texto.
Iniciando seu ciclo civilizatório na antiga Freguesia da Serra dos Cocos (sede do 1º bispado do Ceará) e colonizada por um descendente dos Martins Chaves, Ipueiras tem uma das maiores áreas territoriais do Ceará (grande extensão) com vários distritos: Alazans, Lontras, Matriz, América, Barrocas, Nova Graça (região serrana); sendo São José, Livramento, Balseiros, Charito (Engenheiro João Tomé), Gázea -localizado no sertão ipueirense.
É banhada pelo majestoso Rio Jatobá (cuja ponte de madeia foi arrastada pela cheia) no grande inverno do passado. Tem uma rica fauna e flora. Tem desenvolvimento acima dos outros municípios no setor primário e da produção de hortas. Tem um Cristo Redentorsempre de braços abertos para sempre receber a todos.
Do 1º prefeito (Joaquim Rodrigues Moreira) até Nenem do Cazuza, Ipueiras já teve cerca de 29 prefeitos. Os melhores prefeitos avaliados pela história ipueirense, foram: Padre Correia, Pedro Aragão, Gonçalo Medeiros, Gordo Mourão, Manoel Dias (considerado um dos mais honestos), Francisco Souto Vasconcellos (Titico), Nenem da Cazuza.
Em épocas passada, o saudoso Aquiles Peres Mota foi a liderança política ipueirense mais importante da história. Deputado estadual em vários mandatos e presidente da Assembleia, Aquiles (filho de Otacílio Mota) foi uma glória política dos ipueirense, mas morreu sem realizar seu grande sonho: ser prefeito de Ipueiras -algo que não se concretizou por politicagens locais.
Sendo que os atuais representante de Ipueiras na Assembleia tem sido os deputados Jeová Mota e Bruno Pedrosa, respectivamente apoiados pelo prefeito Nenem do Cazuza e pela liderança oposicionista ao atual governo: Dr. George, que é um jovem de muito futuro e promissor na política local e até mesmo regional.
O Poder Legislativo de Ipueiras tem 13 vereadores na Câmara, sob a Presidência de Dênis Mourão -também com a incumbência de ser o vice prefeito, após renúncia do vice eleito. Vereadora Indira Pereira tem sido a vereadora com mais destaque nos requerimentos, nas indicações e na sua produção legislativa sempre do lado do povo.
O município tem algumas das famílias mais ilustres da Zona Norte: Martins Aragão, Souto Vasconcellos, Ponte Pereira, Mourão, Melo Sampaio, Morais Mourão, Medeiros, Brandão, Catunda Fontenele, Gomes de Matos, Correia Lima, Cavalcante Dias, Rodrigues de Pinho, Moreira Catunda, Lopes Soares, entre tantas outras.
Mesmo que Frei Vidal da Penha tenha amaldiçoado Ipueiras, a cidade tem vivido um surto de progresso graças a algumas gestões.
Trata-se de uma cidade com filhos ilustres em várias áreas. Jornalistas Frota Neto (ex assessor de imprensa do Sarney), Valdir Moraes. Políticos Titico, Nenem do Cazuza, Júnior do Titico e Dr. George são destaques na oposição e no governo atual. Padre Neto (atual pároco de Nova Russas) nasceu na região serrana de Ipueiras.
Possui na sua área urbana um patrimônio cultural e histórico riquíssimo no seu casario colonial. Sem esquecer da Arco de Fátia -um dos cartões postais ipueirenses.
Parabéns aos 135 anos de Ipueiras!
__________________________________________
Editorialista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário