quinta-feira, 25 de outubro de 2018

1º Tratado de Filosofia para todos os públicos!

1º Tratado de Filosofia para todos os públicos!
Desde a Grécia, a Filosofia é sempre o amor à sabedoria e a maior expressão da intelectualidade.
Todos os seres humanos filosofam sobre tudo. Até mesmo os papudinhos com suas filosofias de botequim.
O Pensamento abstrato sobre Deus, a alma, o amor, a política, as artes, as religiões, a natureza; a vida e a morte, o certo e o errado etc.
A filosofia vaira na análise conceitual e lógica. Pela filosofia  dialética (uma tese que vira antítese e vira outra tese: a minha e a sua ideia podem virar uma outra ideia); pela fenomenologia (debater as várias ideologias filosóficas sem fanatismo buscando assimilar a todas); a Filosofia é a fonte da razão na busca das explicações existenciais.
Busca explicar a existência pela Ontologia (DNA filosófico de Deus criou o Homem e seu cogito), filogenia da ética e da moral política ( a filosofia enquanto construção da razão humana e do Deus imanente),  dialética do Homem no processo histórico (filosofia Marxista).
Eis o preâmbulo do 2º Tratado de FilosofiaResultado de imagem para filosofia - fotos e imagens para todos os públicos entenderem numa linguagem erudita e popular.
Filosofar é preciso!
Filósofos Pré-Socráticos...
A Filosofia não começou com Sócrates, mas antes dele. Com os Pré-Socráticos, filósofos da Natureza e dos mitos naturais para explicar o mundo. 
Fugindo dos Deuses como explicação dos fenômenos naturais: trovão, relâmpago, chuva etc.
Anaxímenes filosofou dizendo que tudo no mundo era formado pelo ar como essência primordial; e Demócrito atomizou tudo -átomo era a coisa mais fundamental.
Já Parmênides de Eléia, focado nos conceitos de aletheia e de doxa (verdade/opinião), disse que a água era o mais extraordinário de todos os elementos naturais. 
E o fogo, não o roubado por Prometeu de Zeus, era, para Heráclito de Éfeso, o elemento dos elementos -originário do pensamento teológico de purgação e salvação das almas.
Maiêutica segundo Sócrates...
Sucedendo os peripatéticos e os pré-socráticos, e combatendo os sofistas (filósofos 171), SócratesResultado de imagem para fotos e imagens de filosofia desde sócrates criou um mantra filosófico genial (conhece-te a ti mesmo). 
Sua maior contribuição filosófica foi a Maiêutica Socrática, ou seja, buscar novas teorias filosóficas a partir das respostas das perguntas filosóficas feitas na Ágora da Polis (Cidade-Estado).
Filosofando segundo Spinosa...
A visão de um Deus barbudo escondido entre as nuvens e as estrelas, inventado pelas religiões cristãs monoteístas, não tinha sentido para Spinosa. 
Afirmava isso pelo Panteísmo terreno que Deus e a Natureza eram a mesma coisa. Val dizer: Deus é tudo e tudo é Deus no meio natural: seja num pé de algaroba ou num cururu. 
Hegel e a fenomenologia do Espírito...
Para HegelResultado de imagem para fotos e imagens de hegel, o genial filósofo alemão, a Filosofia está no topo do Espírito Absoluto (saber filosófico/pleno conhecimento humano). 
Em sua obra mais importante, a Filosofia do Espírito, Hegel disse que Deus, acima de todas as coisas, tem o DNA filosófico na formação das artes, das ciências, das culturas, dos pensamentos gerais, da racionalidade etc.
Existência precede a Essência...
A essência (Deus) não está acima da existência (Homem pensante e lógico). O conhecimento humano não vem de Deus, mas se cria e se desenvolve na existência.
É o principal pensamento de Jean Paul Sarte e de suas obras filosóficas: "O Ser e o Nada e Crítica da razão dialética".
Obras em que Sartre afirmou que Deus não determina na vida do Homem, mas é a próxima existência. O fato de alguém votar no Jair Bolsonaro ou furar uma greve sindical, é culpa existencial sua e não de um ente supremo.
Algo parecido com o pensamento de Martin Heidegger e de Giorgio Lukacs, outros filósofos existencialistas de grande expressão.
Assim pensou Kierkegaard...
Filósofo dinamarquês existencialista. Definiu as três dimensões do Homem: dimensão estética (busca total do prazer na beleza humana), dimensão ética (restrição do prazer pela moralidade), dimensão religiosa (marcada pela fé em Deus e pela descrença nele mesmo).
Precursor da filosofia existencialista, ao dizer que o Homem se angustia na dialética do bem e do mal, do sexo e da pena contra tarados, do amor e do ódio, do maniqueísmo.
Devir...
É o mesmo que filosofia dos fluxos e das mudanças de sucessivos antagônicos: dia/noite; trabalho/preguiça; Deus/ateísmo. 
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns filósofos de botequim de Nova Russas?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1970, filosofou nas ruas de Nova Russas.
________________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário