domingo, 18 de novembro de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre o artigo de Reginaldo Silva a respeito do paradigma entre a Direita Independente e o candidato do PT Teodorico!

Reginaldo Silva e o paradigma da Direita Independente de Nova Russas com o Teodorico do PT!
O professor/intelectual/assessor do deputado Jeová Mota voltou a escrever bons artigos dominicais em seu "site" (Ceará Notícias). 
O desse domingo (18) foi uma certa semelhança do modelo paradigmático (embora com diferenças ideológicas) entre a Direita Independente de Nova Russas (que se reuniu com lideranças importantes na capital: Capitão Wagner e outrosA imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Manu Rodrigues e Denilson Costa, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna) e o ex candidato do PT à Prefeitura de Nova Russas, Antonio Teodorico da Costa.
Como o próprio Reginaldo na abertura preambular do seu artigo, o paradigma da Direita Independente (DI) e o Teodorico do PT pode ser mantido ou mesmo mudado pela questão das circunstâncias.
O que Reginaldo Silva vê no paradigma de ambos é a questão da semente plantada de ousadia e de coragem, como ele explicou no 2º parágrafo:
Pouca gente sabe e menos gente ainda lembra da participação de Teodorico naquela eleição. Ele disputou o pleito pelo Partido dos Trabalhadores, numa verdadeira quebra de paradigmas para aquela época. Teodorico perdeu a eleição, mas não se curvou as elites, demonstrou coragem e ousadia em enfrentar os fortes grupos políticos daquele período. O PT de Nova Russas deve muito a semente plantada por Teodorico, mas o partido não soube regá-la ao longo dos anos.
Verossimilhança não é o mesmo que semelhança. Uma certa semelhança no paradigma de ambos pode parar aí. O modelo de um não é o modelo de outro.
Antonio Teodorico teve coragem, mas foi mais um anti-candidato do que um candidato. Os poucos 103 votos, mesmo com o apoio de parte da Igreja Católica, refletiram essa certa fraqueza.
Mas a verdadeira fraqueza do PT não foi com Teodorico. Foi depois na Era Lula-Dilma. Nem candidato do PT à Prefeitura de Nova Russas. Chegou no máximo a vice, com Sérgio Brito na chapa de Gonçalo Diogo.
Pelo campo ideológico direitista pós-Bolsonaro, a DI tem a coragem, vai plantar a semente, mas é bom observar. A vitória de Lula não simbolizou a vitória do PT na disputa pela Prefeitura de Nova Russas.
Pelo contrário. O PT ficou menor. Um partido nanico no cenário partidário local.
É o mesmo que dizer. Vitória de Bolsonaro não coloca automaticamente a DI no poder municipal. A conquista de uma Prefeitura depende de (*n) fatores. 
Foi assim também com os coloridos de Collor, que sequer elegeram um vereador em Nova Russas.
Mas vale a pena ter um projeto de poder.
Já que se falou em plantar a semente, para finalizar, embora Henfil não fosse um ideológico de direita, vale a pena repetir seus versos geniais sementeiros:
"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da sementeHenfil.
Que a semente da DI tenha frutos!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário