quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Registro inédito. Doutrinador José Matos registra com exclusividade a passagem por Nova Russas do Cego Aderaldo, um dos maiores poetas da história do Brasil. Sua passagem por Nova Russas foi registrada em livro pelo escritor/jornalista Mário Pontes.

CEGO ADERALDO EM NOVA RUSSAS
Mário Pontes, jornalista, escritor premiado e tradutor, nascido em Nova Russas, meu colega no Jornal "BRASÍLIA CAPITAL", conheceu Cego Aderaldo, poeta e violeiro famoso, em meados do século passado. Cego Aderaldo passando por Nova Russas, com a sua rabeca quebrada, foi até a casa de Mário pra que seu pai, o carpinteiro Mundico Pontes, a consertasse. Não só a consertou como exigiu em pagamento um show do poeta cego. Pedido atendido.
Aderaldo, conhecido até hj em todo o Brasil, não nasceu cego, ficou cego ainda jovem, após a explosão de uma caldeira. Jovem digno, recusou-se a esmolar. Aprendeu a tocar viola e dedicou-se a arte de improvisar versos e cantar romances de cordel. Além de poeta, Aderaldo mostrou magnanimidade ao adotar e capacitar três crianças. Um deles, Raimundo, foi o primeiro fotógrafo profissional de Nova Russas.
Sobre Cego Aderaldo, escreveram: Mário Pontes, com seu livro, "DOCE COMO O DIABO", e Muniz Sodré, escritor e professor, com o livro, "CEGO ADERALDO: O HOMEM, O POETA E O MITO".
Cego Aderaldo é exemplo de superação. Pobre e cego, dedicou-se à rabeca e aos versos, e tornou-se sucesso em todo o Brasil. " Se a vida lhe deu um limão, faça dele uma limonada". "Existem três coisas/ que se admira no sertão: o cantar de Aderaldo, a coragem de Lampião e as cousas prodigiosas do Padre Cícero Romão".
José MatosA imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo José Matos Matos, área interna - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário