segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Crônica do Blog Professor Tim sobre artigo do professor Reginaldo Silva sobre a polêmica demissão do Jamil do SAAE!

Artigos dominicais de Reginaldo Silva são clássicos da literatura política. Demissão de Jamil do SAAE produziu mais um clássico dominical!
Todos os domingos, o professor/intelectual Reginaldo Silva escreve artigos de excelente nível. Verdadeiros clássicos da literatura política.
Domingo passado não foi diferente. A inspiração foi a demissão/exoneração extremamente polêmica do ex Superintendente do SAAE, Jamil Almeida PintoA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto -considerado o melhor da história daquela autarquia.
O assunto do seu belíssimo artigo foi o mesmo de outras midias: demissão do Jamil do SAAE, mas o enredo foi diferente. Questão do pragmatismo do Capitão Washington para se manter no poder e até destruir uma amizade de mais de 30 anos com Jamil, começando no governo de Iranede Veras e indo até o governo do filho de Washington: Dr. Rafael, como o Reginaldo faz na sua narrativa:

"Jamil e Washington sempre foram amigos inseparáveis. Sempre estiveram juntos em batalhas políticas. No governo da ex-prefeita Iranede Veras formaram a dupla dinâmica da secretaria de Obras. Quando não estavam juntos durante o dia, se reuniam à noite na varanda da casa de Washington. As conversas iam até altas horas da noite, sempre regadas a queijo, café e articulação política.No governo do ex-prefeito Gonçalo Diogo, já no último ano de administração, Jamil foi convidado para fazer parte da gestão como assessor especial. Logo que Rafael Pedrosa registou a chapa, Jamil mais uma vez preferiu ficar do lado do amigo Washington Pedrosa.Com a eleição de Rafael, Jamil assumiu de imediato a Chefia de Gabinete da prefeitura. Mas pouco tempo depois foi convocado para comandar o SAAE, autarquia que se encontrava em dificuldades financeiras. Na época, a situação era tão grave que ninguém queria aceitar a chefia do órgão. Somente um grande amigo e alguém que tivesse prestígio com o gestor poderia correr o risco para tentar salvar a situação".

A grande amizade que Jamil pensava ter do Washington, até para tomar posições radicais de inimigos internos e do chamado fogo amigo, acabou quando, segundo Reginaldo Silva, uma conspiração interna da base aliada, a partir de uma ação administrativa do SAAE contra alguns vereadores, a dupla Washington-Rafael decretou a exoneração de Jamil sem pensar na velha amizade:
"Quando tudo parecia transcorrer em perfeita harmonia, veio a fatídica frase: “Jamil à sua situação no governo é insustentável,” disse o prefeito Rafael com o pai ao lado.Jamil usava seu prestigio junto ao amigo Washington Pedrosa para sustentar suas posições mais radicais. Tudo vinha funcionando normalmente até o dia em que ele resolveu aplicar a lei. Comenta-se na cidade que ele teria mandado cortar a água de vereadores que estavam em atraso. Ainda existe indícios que por ocasião da eleição da Mesa Diretora da Câmara, parlamentares teriam formado uma aliança para exigir sua saída".


Como a exoneração de Jamil pelos ex amigos está é enigmática, não se sabendo os real motivo ou motivos, Reginaldo, para não afirmar nada, deixa no ar uma série de perguntas e de interrogações:
"Jamil acredita que os vereadores que exigiram sua saída também queriam o seu lugar. Contudo, ele precisa vir a público para mostrar a verdade. Quem exigiu sua saída? Quem foram os vereadores que tiveram suas contas de água cortadas? Quais pedidos ele deixou de atender que geraram insatisfação política? Por que sua situação ficou insustentável no governo? Jamil não tem escolha. Ou esclarece, ou vai ficar como um executivo competente que anda contando inverdades e usando um discurso demagógico para justificar a perda do cargo.Na reunião com os servidores, Jamil mostrou o extrato do SAAE com aproximadamente R$ 200 mil em caixa. Isso desperta o interesse de muita gente que sonha em administrar esses recursos. O fator financeiro, talvez seja o grande motivo que justifique a saída de Jamil, o resto é contrapeso".


Professor Reginaldo, sua sabedoria capciosa, deixa, no final, uma lição, ou, tentando explicar para o Jamil que o exercício do poder não tem amigos ou amizades eternas:
"O execício do poder tem suas hipocrisias. E faz suas vítimas. Se a amizade entre Jamil e Washington ainda vai permanecer, só o tempo dirá, mas, uma coisa é certa, a política sempre revela suas ingratidões".
Uma lição de sabedoria política para dizer que a estratégia do poder político é o sacrifício de tudo e de qualquer amizade para a manutenção dele.
O poder não tem coração. Só fígado.
Algo que se radicaliza no poder dos Pedrosa!
________________________________________________________________
Cronista:  Professor Tim é cientista político e blogueiro!

2 comentários: