sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Editorial do Blog Professor Tim sobre a expansão do RAIO e o aumento dos homicídios das facções na região!

Editorial: Expansão do RAIO nos sertões e a explosão dos homicídios das facções!
Viralizou nas redes sociais e na midia digital 190 (sites e blog policiais/policialescos) a decisão do governador Camilo Santana(PT), de expandir os efetivos Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em cerca de 21 municípios acima de 30 mil habitantes -entre eles: Nova Russas, Ipu e Ipueiras, para ficarmos na geografia dos sertões de Crateús e dos Inhamuns.
O BPRaioImagem relacionada, que utiliza motos de grande potência e um armamento pesado nos confrontos contra marginais comuns, não é novidade na região. Já existe o Batalhão do Raio em Crateús, com vários praças e oficiais bem treinados para a mais dura repressão possível e garantir/manter a ordem pública a qualquer custo contra o aumento das facções do crime organizado.
Mas até agora, pelo menos quanto aos índices de homicídios -chamados, na linguagem das polícias, de crimes violentos,letais e intencionais, vulgo CVLI.
O radialista Gonçalinho Rodrigues, em seu Blog [Ipaporanga Notícias] tem feito um mapeamento dos homicídios dolosos ocorridos em Crateús, em Varjota, em Nova Russas, entre outros municípios da região, indicando sempre um crescimento dos crimes de morte com dezenas de assassinados. Assassinatos supostamente praticado por membros de facções criminosas em duelos mortais de execuções entre eles.
Isso reflete que a guerra urbana de mortes brutais pela chamada disputa de facções do tráfico de drogas e de outros crimes nos municipios miseráveis e pobretões de nossa região, por ex., não deve ser feito apenas com mais policiamento e  com mais repressão. Até que isso funciona, mas não é o fundamental.
Tem que se investir mais na inteligência e na estrutura da Polícia Civil, claro, mas sem descuidar do investimentos na PM. E a questão social de mais educação, de mais emprego e renda, de mais saúde para as populações sem a cidadania, vão ajudar a reduzir os índices de crimes violentos e letais.
Em resumo: o RAIO ajuda muito, mas não faz milagres!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário