segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Retrospectiva da Retrospectiva do Blog Professor Tim sobre a retrospectiva do professor Reginaldo Silva!

Retrospectiva da retrospectiva sobre a retrospectiva do Reginaldo Silva!

Último artigo dominical do professor/intelectual foi retrospectivo. No que chamou e intitulou "os fatos que marcaram 2019", Reginaldo Silva postou em seu site (Ceará Notícias) sua retrospectiva política e administrativa sobre o falecido ano velho de 2018.

Fez sua retrospectiva com a marca jornalística de sempre. Uma retrospectiva tendenciosa, parcial e politicamente engajada -da mesma forma que faz o ditador radiofônico Luís Augusto no Jornal Seara.
Ele é o porta voz virtual do deputado federal Júnior Mano e do deputado estadual Jeová Mota.
Começou sua retrospectiva citando a posse de Teixeira e da Mesa Diretora na Câmara e sobre o rompimento unilateral do então vice prefeito ( e agora deputado federal Júnior Mano) com o prefeito Rafael Pedrosa, levando com ele três secretários e seis vereadores, mas esqueceu de dizer que um dos seus vereadores ficou na base aliada:

"No dia 11 de janeiro o vice-prefeito de Nova Russas, Junior Mano, anunciava em uma emissora de rádio local o rompimento oficial com o prefeito municipal, Rafael Pedrosa. Naquele momento ele deixava o governo juntamente com seis vereadores e três secretários municipais".
Mas foi verdadeiro quando afirmou que o Ministério Público pediu a condenação dos ex prefeitos Paulo Evangelista e Gonçalo Diogo por descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC):
"O Ministério Público pediu a condenação dos ex-prefeitos Paulo Evangelista e Gonçalo Diogo por terem descumprido um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que teriam firmado com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, mesmo a dívida tendo sido contraída por gestores anteriores".
Idem para os fatos verdadeiros de uma possível farra das diárias na gestão Rafael e o vazamento/inundação no Hospital Municipal, que ganhou as redes sociais e a manchetes nacionais:
"Vereadores foram ao Ministério Público de Nova Russas denunciar a farra das diárias na gestão municipal. De acordo com a denuncia o prefeito teria tirado mais diárias em um ano que os prefeitos de Sobral e Fortaleza. Um vazamento de água no teto do Hospital Municipal José Gonçalves Rosa ganhou as redes sociais e foi parar nos principais veículos de comunicação do Estado".
Um grave fato político e policial que não entrou na retrospectiva de Reginaldo. Caso da prisão do ex vereador Zé Roberto, cabo eleitoral e principal apoiador dos deputados Júnior Mano e Jeová Mota em Nova Betânia, sob a acusação de participação de uma quadrilha de roubo a caixas eletrônicos.
Outra coisa que Reginaldo não viu e nem quis colocar na sua retrospectiva, até porque tem lado na imprensa, foram as várias inaugurações do prefeito Rafael: Passagem Molhada do Riacho Coronel (Nova Betânia), inauguração do PSF do Alto da Boa Vista, entre outras.
Mas fez muito bem em registrar, até porque foram fatos péssimos para a gestão, a demisão injusta do Jamil da Superintendência e a saída anunciada da P2 da limpeza urbana de Nova Russas:
"No fim do ano a P2 Engenharia anunciou que não tem mais intenção de prestar serviços para prefeitura em virtude de atrasos constantes nos repasses para pagamentos dos profissionais de limpeza da cidade. O sindicato da categoria entrou na Justiça contra a empresa e a prefeitura pelo descumprimento da lei em relação aos garis. Jamil Almeida, Superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nova Russas protagonizou um dos últimos acontecimentos políticos da virada do ano de 2018. Ao ser exonerado pelo prefeito municipal Rafael Pedrosa do cargo, anunciou que vai divulgar os nomes de vereadores que teriam suas redes de abastecimento de água cortadas e por essa razão pediram sua demissão do cargo".

Mesmo caso de ter registro a eleição de Júnior Mano como 1º deputado federal e um fato que vai marcar para sempre a história política do município de Nova Russas e da própria região:
"Neste ano, Nova Russas teve seu melhor momento político, pela primeira vez na história conseguiu eleger um filho da terra deputado federal. Junior Mano foi eleito pelo Patriota com 67 917 votos".
Entendo que a Retrospectiva/2018 do Reginaldo Silva deveria ser bem melhor, mais abrangente, independente, imparcial e dinâmica, mas não foi.
Espera-se que a de 2019 seja assim!
__________________________________________

Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário