segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Tese da Tese do Blog Professor Tim sobre os verdadeiros vitoriosos na eleição de Chiquinho Cabo para Presidente da Câmara de Tamboril!

Tese da tese: Ramiro Júnior e o Dr. Chico Timbó foram os principais vencedores na eleição de Chiquinho Cabo para Presidente da Câmara de Tamboril!
A tese política que circulou em Tamboril e na região foi de que o deputado Jeová Mota e sua bancada do PDT foi os grandes vitoriosos e principais responsáveis na eleição do inteligente/competente Chiquinho Cabo (PDT) para Presidente da Câmara, obtendo seis votos dos vereadores tamborilenses contra 5 dados ao candidato derrotado a presidente do prefeito Pedro Calisto, Dr. Rudney -que é uma personalidade política do bem e um vereador de muita honra e gabarito.
A tese não é a mais verdadeira. A vitória de Jeová Mota foi uma vitória de Pirro (vitória pequena). Mandou sua bancada votar em Chiquinho CaboA imagem pode conter: 10 pessoas, incluindo Rosa Tereza, Zim Araujo e Geovani Santos de Sousa, pessoas sorrindo, pessoas em pé para não perder totalmente, pois havia articulações para ele ser o presidente da chapa governista. Jeová teve que retirar a candidatura da vereadora Jardelina (uma vereadora que representa muito bem Sucesso na Câmara) e até mesmo a questão de Sampaio não concorrer à reeleição, para que sufragassem o nome de Chiquinho Cabo como Presidente do Poder Legislativo daquele município.
Dizer que o Chiquinho Cabo era o candidato do amor e da preferência de Jeová, não era. Chiquinho Cabo foi uma liderança que ganho projeção durante a gestão do ex prefeito Ramiro Júnior -um dos prefeitos dos mais realizadores. Foi Ramiro que deu espaço e muito prestígio para que Chiquinho Cabo se elegesse vereador.
Raimundo do PT, uma liderança petista espetacular da política tamborilense e atual presidente da poderosa Fetraece,  na última sexta feira, quando chegava a Nova Russas vindo de Tamboril (após eleição da Mesa Diretora), para um encontro regional do PT, logo na chegada, foi perguntado quem havia ganho a eleição da Presidência da Câmara, no que ele respondeu:
"Todos saímos perdendo".
Exatamente porque Chiquinho não era da confiança nem de um lado e nem do outro. Ele é da extrema confiança de Ramiro, não à toa que ele articulou nos bastidores pela eleição de Chiquinho para presidir a Câmara. 
Não apenas Ramiro. Mas também o ex prefeito Chico Timbó, que tem boas relações políticas com o agora eleito Presidente Chiquinho.
É a Ramiro que Chiquinho tem mais identificação, lealdade e obediência.
Jeová não vai comandar a Presidência de Chiquinho.
Canto de carroceria?...
Ao determinar votar em Chiquinho Cabo, e não na vereadora Jardelina para presidir a Câmara, Jeová não deu mais  um canto de carroceria na forte liderança de Venceslau Torres -que era o principal articulador da eleição de Jardelina para presidir o Poder Legislativo. Não deveria ter ido Jeová até as últimas articulações para tentar eleger Jardelina?
Fica a pergunta no ar.
Grupo do Sampaio ou do Sonho?
Admitamos que as especulações em torno de uma possível chapa apoiada pelo deputado Jeová Mota, na disputa (2020) pela Prefeitura de Tamboril, seja a chapa em torno de Marcelo Mota-Sonho Veras, como ficaria o grupo do Presidente da Câmara (Sampaio, a quem considero o melhor da história), que é sempre citado para compor a vice na chapa de Jeová?
Seria preterido de indicar o vice? ficaria fora da chapa majoritária.
Só o tempo vai dizer.
Sucessor de Sonho Veras...
Caso se concretize o antigo sonho do Sonho Veras de ser candidato a vice numa chapa apoiada pelo deputado Jeová Mota, ele já tem sucessor para representar Boa Esperança e região na Câmara de Tamboril. É o nome do empresário (bem sucedido/pessoa de bem/ficha limpa) Lindomar -que tem uma boa aceitação popular naquele distrito.
Perguntar não ofende...
E o presidente eleito da Câmara de Tamboril, Chiquinho Cabo, poderia fazer parte de uma possível 3ª via na disputa pela Prefeitura de Tamboril, sendo formada, pelo menos utopicamente, pelas lideranças da Drª. Carol Timbó e pelo ex prefeito Ramiro Júnior -caso decida romper para valer com o grupo político do deputado Jeová.
Túnel do tempo...
Será que vai dar para agrupar no grupo político de Jeová os primos Geovani do PT (um vereador coerente de Esquerda, defensor dos pobres e que deve ser reeleito com toda certeza) e seu primo, Moisés -que ainda não decidiu se será ou não candidato a vereador?
É o que dizem...
Nome preferido do prefeito Pedro Calisto seria o do vereador Marcos Morais, mas ele não quis desagradar ao vereador Dr. Rudney. E o de Jeová, dizem, seria a própria reeleição do presidente Sampaio.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ex presidentes da Câmara de Tamboril?
É o novo...
Tamborilense das antigas lembrando que, em 1983, participou de uma eleição na Câmara de Tamboril.
_______________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário