sábado, 23 de março de 2019

Artigo do Blog Professor Tim usando Freud para explicar o governo do filho que o pai manda em Nova Russas!

Narcisismo primário, sublimação e outros conceitos de Freud na explicação do governo do filho em que o pai manda!
#Nem tudo Freud explica, mas pode ajudar a explicar por suas categorias psicanalíticas o governo dos dois prefeitos: prefeito de direito (Rafael Pedrosa, que é o filho) e o prefeito de fato (Capitão Washington), que é o pai e que manda e desmanda no governo de sua cria/sucessor#.
<Pela categoria freudiana do narcisismo primário, que é um certo retorno ao ego infantil e a vontade paterna de se colocar no lugar do filho, até porque é sua replicação e seu DNA>, pode derivar o fato de Washington de se colocar no lugar de Rafael para governar Nova Russas.
Pelo termo freudiano da Sublimação se explica a obsessão de WashingtonA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, que sempre sonhou desde 1988 e nunca conseguiu ser eleito prefeito, realizar na eleição e no governo do seu filho querido (Rafael é seu filho predileto) a realização pessoal do sonho frustrado.
Em síntese: todo pai se realiza quando seu sonho é realizado por seu filho.
Como entende que o governo Rafael é o seu desejo realizado no narcismo primário e na sublimação, Washington entende, mesmo que o povo de Nova Russas pense o contrário, que é o prefeito do inconsciente e do consciente e que Rafael representa seus ideais e vontades.
Daí que Washington, que é o chefe paternalista, coloque filhos e sobrinhos em secretarias e cargos comissionados importantes. Ou tenha nomeado para o Planejamento, por ter feito parte da família Banco do Brasil e ter trabalhado com ele, o Sr. Otávio Aragão.
Ou, assim também fazer da mansão em que Rafael Mora (bairro da Timbaúba, vizinho da mansão do ex prefeito Tony Jorge), uma espécie de gabinete informal da atual gestão, recebendo vereadores governistas e bajuladores de plantão para relações fisiológicas e paternalistas de poder.
O patriarca Washington também concentra poder e o dinheiro da Prefeitura. Tudo passa por ele, até mesmo para despesas mínimas no governo municipal. É o czar das finanças e o principal responsável pelos gastos operacionais das secretarias e de suas pastas administrativas.
Os secretários municipais, alguns da família Pedrosa, contam com pouca ou autonomia alguma. O secretário recém nomeado da Agricultura, Sérgio Brito (petista paraguaio/não ideológico) ganhou apenas um emprego e ainda passa uma boa parte do tempo na sua venda de água.
Ao mesmo tempo que concentra e reduz os gastos com mão de ferro, Washington opera um grande aumento da carga tributária -com aumentos exorbitantes na carga tributária dos valores do IPTU e dos Alvarás, notadadamente dos comerciantes do centro vinculados à CDL.
Arrecadando muito, como também na tarifa cara do SAAE e nas taxas diversas, mas não tendo transparência de como se gasta isso. Dinheirama que poucos sabem para onde vai. Alguns dos nossos serviços públicos são de péssima qualidade administrativa.
E o prefeito Rafael, que vive mais em outras cidade e em Fortaleza do que aqui,  vive mais num autismo administrativo. Sabe pouco do que acontece na Prefeitura de Nova Russas. Pouco vai ao gabinete oficial do governo municipal que ele pensa que governa.
Deixa tudo para o papai Washington resolver.
Sendo que a parte política também vive em crise. Prefeito Rafael tem baixa popularidade e sua base política pode entrar em crime no próximo ano, caso não exista uma maior habilidade dele e do pai concentrador para buscar alianças mais amplas e mais populares.
Embora ainda passe um certo na sua rede, Washington, ano passado, foi quem articulou os apoios para vários deputados federais. Se não me engano, passou de cinco os federais apoiados aqui. Até mesmo Wellington Saboia, que nunca fez nada por Nova Russas, teve votos de aliados de Rafael e de Washington.
Um fato político do pragmático e narcisista Washington.
Isso também se concretiza nas relações nada pragmáticas em trazer aliados que não serão aliados do futuro. Washington trouxe uma banda do PT e não terá o apoio oficial do partido em 2020.
O PT pode ter candidato a prefeito, cujo nome mais forte seria a da professora e presidente do Sindicato dos Servidores -Sônia Frota. 
Tudo isso porque ele não conhece a Esquerda na prática, muito menos na teoria. A ponto de botar como assessora de imprensa uma feminista do PSOL e vinculada ao peleguismo sindical.
Algo que nem Freud explica!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário