Não sou de usar palavrões, mas a grande concentração tributária e fiscal na União (Governo Federal), matando nossos estados e municípios, me fez fazer isso. Considero a Federação no Brasil uma merda para os demais entes federativos (estados/municípios).
- O pacto tributário jamais foi cumprido no Brasil, como vem denunciando a Marcha dos Prefeitos e dos Municípios, que agora acontece na Capital da República -com a presença do Presidente Bolsonaro
, que é inimigo do municipalismo e da reforma tributária.
Denunciando que cerca de 58% de todos os impostos (estaduais/municipais) vão para Brasília -sendo que o Imposto de Renda e o IPI ficam quase todo.
Para os estados, apenas uma parcela do IPVA e do ICMS; aos municípios, restam apenas os ossos tributários do IPTU, que é o Imposto Predial e tem baixa arrecadação; além do Imposto Sobre Serviços (ISS) -com uma tributação menor ainda.
Sendo que a dinheirama tributária em Brasília, não tem serventia para os brasileiros. Serve apenas para bancar uma castas de burocratas privilegiados, pagar a folha de pagamentos das Forças Armadas; ou pagar os juros e os serviços da dívida pública (FMI/BANCO MUNDIAL).
Resultado disso é a falta de desenvolvimento e de progresso no restante do Brasil.
O povo sem educação, sem saúde, sem emprego e sem renda.
Dou toda razão à palavra de ordem da Marcha dos Prefeitos:
Menos Brasília, Mais Brasil!
___________________________________________
Editorialista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário