sexta-feira, 26 de julho de 2019

Editorial do Blog Professor Tim sobre os 50 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Russas!

Editorial: 50 anos de lutas e de conquistas do STR de Nova Russas!
Foi em 1969. 
O ano que começou para a maior organização sindical rural de Nova Russas e da região. 
Hoje (26 de julho) faz 50 anosNenhuma descrição de foto disponível. que antigo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) celebrad seu jubileu de ouro nas lutas e nas conquistas sindicais: 50 anos de fundação e de existência.
Foi por meio de lideranças sociais e de heróis populares e consagrados  como Francisco Franciné da CostaA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé, criança e área interna e Joaquim Costa (Joaquim Durico)A imagem pode conter: Liduina Castro, close-upe outros tantos líderes sindicais, que, em plena ditadura militar, que surgiu o Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais para organizar os camponeses no campo e lutar pelos direitos dos camponeses.
Com apoio de Dom Fragoso e de outros bispos e padres progressistas da Igreja Católica, o STRA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre participou de batalhas importantes e conquistou muitas vitórias. Os vários assentamentos rurais (Pintada, Lagoa do Norte, Morro Agudo) foram frutos das lutas do STTR.
Como também a projeção de lideranças sindicais na política e na sociedade. Amadeu Araújo, que chegou a vice presidente da Contag, foi uma das lideranças. 
Terezinha Lima, a 1ª vereadora do PT, bem como o vereador Jorge Mesquita -que hoje está na Câmara- defendendo os trabalhadores- foi foram formados nas bases sindicais.
A jovem Milena, que hoje comanda a Secretaria de Juventude da poderosa Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Ceará ( Fetraece), é uma liderança sindical emergente e que  já fez parte da diretoria executiva da referida organização sindical. 
Sendo que o antigo nome STR agora é Straaf. ou Sindicato dos Trabalhadores Rurais/Agricultores e Agricultoras Rurais de Nova Russas -cuja presidente é a LucinhaA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Mas o espírito combativo e os ideias de lutas históricas e populares pela reforma agrária e a justa distribuição da terra para todos.
O dia é de festa pelos 50 anos do STR/Straaf. Com diversas atrações. Até com uma grande feira da agricultura familiar com produtos produzidos e frutos de tudo aquilo que o Sindicato sempre pregou, lutou e conquistou para a igualdade no campo e na cidade.
Termino e finalizo dizendo:
Se o STR/Straaf não planta, Nova Russas não janta.
_______________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário