terça-feira, 12 de novembro de 2019

Coluna do Blog Professor Tim sobre a solenidade fantástica de fundação da Academia Novarussense de Letras!

Paulo Freire, Rachel de Queiroz, Machado de Assis e Ariano Suassuna são patronos de alguns dos acadêmicos empossados da fantástica e fenomenal Academia Novarussense de Letras!
Em ato solene de fundação nos salões nobres do Grêmio Recreativo Novarussense (GRN), foi fundada oficialmente a Academia Novarussense de Letras -ALN. Solenidade de fundação deu posse a vários acadêmicos e seus respectivos patronos na respeitada e consagrada ANLA imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Adalberto Filho, pessoas em pé.
Genial Machado de Assis é o patrono do respeitado intelectual Júnior Bonfim, Paulo Freire da professora Meire, escritor Ariano Suassuna do professor Messias, Zilmar Mendes da professora Silvana Mendes. Já a Professora Maria de Guadalupe Timbó é a patrona do advogado Francisco Melo dos Santos, o Chiquinho da Vila.
Revelando, ainda, na posse dos 12 acadêmicos, como foi realizada, uma ANL plural e de membros dos mais diversos setors. Reunindo profissionais liberais, professores, profissionais da midia digital, professores universitários, escritores de renome, entre outros.
Lembrando que as professoras Dalva Abreu, o professor Reginaldo Silva, Jorge Luís, entre outros, também são imortais das letras na ALN.
Isso para ser a ANL um elo de ligação literária e cultural com a sociedade. Intervir nos espaços públicos para o incentivo à leitura e a revelação de novos e consagrados escritores com renome local e nacional. Para disputarem espaços no mercado editorial.
Saudações acadêmicas à ANL!
Chico Rosa na Presidência...
Foi ele quem idealizou e organizou a ANL. Ex prefeito Chico Rosa vai ficar na Presidência da referia academia das letras, por mérito. Já o Presidente de Honra é o mestre Juvêncio Gonçalves de Freitas -escolhido por maioria absoluta para ocupar importante função.
Expliquei a origem das academias literárias...
Explicando que foi com Academus, dono de um jardim onde se reuniam filósofos em Atenas, capital da Grécia, o primeiro local acadêmico. 
Daí ser academia, em homenagem a Academus, o nome originário das entidades e organizações que juntam acadêmicos.
Ritual do Pin....
Teve um momento ritualístico, dentro do ritual acadêmico, em que os padrinhos dos acadêmicos tiveram que colocar seus pins.
Túnel do tempo...
Que fim levou o escritor Juarez Leitão, que não veio para a posse dos imortais da ALN?
Só lembrando...
Sede provisória da ANL será numa sala da Rádio Vale FM.
É o novo...
Escritor novarussense lembrando que, em 1980, escreveu seu primeiro livro.
__________________________________________


Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Um comentário:

  1. Um sujeito de nome Zé Ribamar, conhecido como Zé Sarney publicou uma porcaria de livro e com isso ganhou assento na Academia Brasileira de Letras. Um imortal! Ah! Ah! Um imortal!

    ResponderExcluir