terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Artigo do Blog Professor Tim especulando sobre o futuro partidário dos 13 vereadores de Nova Russas.

Especulando sobre o  futuro e o destino partidário dos 13 vereadores de Nova Russas!
13 vereadores e 13 partidos. Só em Nova Russas, mas deve mudar.
Antes de especular politicamente, uma lógica política. Os 13 vereadores de Nova Russas não disputarão suas reeleições pelos 13 partidos existentes, ou seja, cada vereador que tem um partido não vai mais disputar pelo mesmo partido, por conta da nova Lei Eleitoral -que proíbe as coligações proporcionais para a disputa Legislativa.
  • Dos 13 vereadores, 12 são da base do governo Rafael e do deputado Júnior. Terão que ser acomodados em poucos partidos. Havendo o risco da maioria deles não ser reeleita para o Poder Legislativo em 2020.
Presidente Adalberto Filho se não continuaar no DEM, pode ir para o PLA imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Lucídia Pedroza, pessoas sentadas e área interna. Mesmo caso de Antonio Carlos, por ex., que foi o mais votado pelo PV, deve ir para o PL, enquanto a professora Dalva Abreu, substituindo Antonio Carlos como vereadora suplente no exercício do mandato, existe a especulação que também poderia ir para o PL ou mesmo para o Partido dos Trabalhadores -PT.
Jorge Mesquita, também suplente no exercício do mandato, é PT e continua no PT, esperando que a vereador Toinha do Capitão venha se filiar ao partido ao lado de outras lideranças. Enquanto Hudson Guilherme é possível que possa se filiar ao PL.
Quanto ao vereador Denílson, hoje no PSB, poderia se filiar no Solidariedade, aumentando a bancada do partido para dois vereadores, pois Rejane vai  disputar a reeleição pelo PL. 
Já Izabel Moura é bem possível que saia do Podemos, podendo migrar também para outro partido da base do governo Rafael e do grupo político de Júnior Mano.
Pedro Lira também pode sair do PPS para outro partido. Chiquinho Diogo pode ficar no PRTB ou ir para o PDT de Gonçalo DIogo. Teixeira também vai ficar no PDT.
Com relação a Socorrinha Holanda e Paulinho Talegal, que não mais disputam a reeleição, não importa mudança ou permanência partidária. Dá no mesmo. E é provável que o dinâmico vereador Marcelo Evangelista, atualmente no Avante, também venha a mudar de partido.
Um detalhe. Para os 12 vereadores ligados ao grupo político do prefeito Rafael e do deputado Júnior Mano apoiando a pré-candidata Giordanna, não será muito bom. Pois ficarão em alguns poucos partidos, sendo que a maioria deles pode rodar e não serem reeleitos.
Prazo para mudança de partido termina dia 7 de abril.
Data para se saber quem mudou ou não de partido.
Todos de olho nas filiações dos 13 vereadores!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário