terça-feira, 31 de março de 2020

Coluna do Blog Professor Tim sobre possível derrota da bancada feminina nas eleições municipais!

Atual bancada feminina na Câmara de Nova Russas pode ser derrotada nas urnas em 2020!
Defino a bancada feminina na Câmara como sendo composta por quatro vereadores eleitas em 2016. É o caso das vereadoras Izabel Moura, Toinha do Capitão, Rejane Tavares e Socorrinha Holanda -mãe do prefeito Rafael.
Seus mandatos foram apenas de bajulação, de alinhamento incondicional ao Executivo, de indicações de cargos. Não exercendo as funções e prerrogativas básicas do Poder Legislativo.
Uma dificuldade grande para suas reeleições é o fato delas ficarem agrupadas em 1 ou dois partidos da base legislativa do prefeito Rafael e do deputado federal Júnior Mano.
  • Toinha está no PL e vai disputar vaga com vereadores muito fortes (Antonio Carlos, Adalberto Filho), enquanto Rejane e Izabel, no Patriota, vão enfrentar uma disputa muito difícil.
A situação de reeleição de Izabel MouraA imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Dalva Abreu, pessoas em pé e área internaé muito complicada. Embora uma vereadora líder e com muitas indicações no governo Rafael, ela cometeu um grave erro político.
Que foi sua influência/intromissão indevida na última eleição do Conselho Tutelar, quando ajudou a eleger um parente para conselheiro tutelar.
Já Socorrinha Holanda, caso o Capitão Washington (marido) consiga articular uma aliança de suplentes e de buchas no PMB ou no PMN, ou outro partido (pode ser até o PT), ela vai eleita.
Mas nada de eleição certa antes do tempo.
O certo é que as atuais vereadoras podem rodar!
Mais mulheres como pré-candidatas...
É outro fator complicador para a não reeleição das atuais vereadoras. As pré-candidaturas das enfermeiras Felisbela (Bebela), da Keyla Sena (eleita quase certa), da Socorrinha Arraes (pré-candidata do PP), por serem profissionais da saúde, podem complicar reeleição de Izabel Moura e de Rejane Tavares.
Pluralidade política no Irapuá...
Distrito de boa base econômica e de um povo inteligente, Irapuá pode tem alguns pré-candidatos com base ali. Empresária Fernanda Costa, pré-candidata a vereadora do PP, tem raízes familiares.
Raimundo Dourado e Cláudio do Irapuá também contam com parentes e familiares residentes em Irapuá.
Túnel do tempo...
Que fim levaram as ex vereadoras Lucimar Diogo, Emília Diogo, entre outras, que já fizeram parte da bancada feminina da Câmara?
É o novo...
Eleitora dizendo que, em 1988, votou em Sônia Frota para vereadora.
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário