terça-feira, 28 de julho de 2020

Artigo do Blog Professor Tim sobre as complicadas reeleição de Izabel Moura e de Socorrinha Holanda!

Complicam-se muito as reeleições de Izabel Moura no Patriota e de Socorrinha Holanda no PMB!
Sem uma forte tradição política e com origem proletária, Izabel Moura se tornou um fenômeno eleitoral em 2016. Conseguiu se eleger vereador com quase 700 votos.
Profissional enfermagem, Izabel MouraA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em péteve apoios de vários médicos e de vários profissionais de saúde em bairros da periferia -como o Jovinão, onde trabalhava profissionalmente.
Também contou com apoios de empresários e de membros das elites locais.
Muitos dos apoios de 2016 não vão se repetir em 2020.
Boa parte do eleitorado que votou nela, talvez, não vote mais. Afastou-se demais do povo. Virou uma vereadora governista e líder do queimado governo Rafael na Câmara.
Adotou até um estilo radical de defender o governo Rafael em determinados momentos.
Tem mais. Ela participou radicalmente da eleição do Conselho Tutelar na questão subjetiva de eleger um parente. Fato desgastante.
Pior. No Patriota, ela vai disputar com o Teixeira (imbatível), com o Denílson (7 mandatos), com o Marcelo (pragmático e bem popular em vários setores), com o Pedro Lira -que tem uma certa liderança.
Sem contar que a enfermeira Keyla Sena e Socorrinha Arraes, que também são da saúde, são pré e futuras candidatas a vereadora.
Já a vereadora Socorrinha Holanda, que entrou na última vaga e não é boa de voto, vai ter dificuldades de se conquistar mais um mandato. Dificuldade, sim! Seu filho, Rafael, desistiu de concorrer à reeleição e não será mais nada em 2021. Isso leva seus eleitores a migrarem para candidatos que possam ter força com o futuro prefeito de Nova Russas.
Isso tira votos de SH. Algo que pode favorecer que Rejane ou Sebastião Mano conquistem a vaga que é dela.
A pré-candidatura de Anderson Pedrosa é outro complicador. Ele pode ser eleito.
Há o risco de Izabel e de SH não conquistarem um novo mandato.
As duas terão reeleições complicadas em 2020!
_______________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário