terça-feira, 31 de agosto de 2021

TCHAU, QUERIDA: o Livro do ex-presidiário Eduardo Cunha sobre o Impeachment de Dilma!

Uma breve análise do livro de Eduardo Cunha e do "Impeachment de Dilma"!
O livro polêmico de Eduardo Cunha, ex-deputado/ex-presidente da Câmara Federal cassado e preso em regime fechado durante, é: "Tchau, Querida -o Diário do Impeachment. O título nasceu de uma expressão de despedida de Lula para Dilma, durante conversa telefônica gravada pela PF.
Como bem lembrou Cunha, seu livro (diário) não é um memorial de defesa parlamentar e política mas dele, mas lembrar que o processo de Impeachment não foi um golpe, mas um processo político decorrente da falta de habilidade política da ex-presidenta Dilma, que se afastou de Lula durante seu governo.
Num dos capítulos do livro, ele mostra que Dilma demitiu vários ministros ligados a Lula e ao MDB, nomeando Gleisi Hoffman e outros ligados politicamente a ela e a uma ala mais à esquerda, enfraquecendo sua base parlamentar. Cita, ainda, as manifestações, o choque fiscal como importante na queda de Dilma.
Aquilo que os petistas chamam de golpe, não foi. Na verdade, faltou articulação política dela.
Até mesmo quando assinou, alguns deputados petistas apoiaram, no Conselho de Ética, o afastamento e a cassação de Cunha.
Impeachment, que foi uma ação política do centrão, está fazendo 5 anos.
Exatos 5 anos sem o Tchau, querida!
____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário