domingo, 30 de outubro de 2022

É a 1ª Tese sobre Sociologia dos Mortos no Cemitério Solar Eterno!

 1ª tese sobre sociologia e mística dos mortos mortos no Cemitério Solar Eterno! 
A morte pode levar o morto ao Céu ou ao purgatório, mas antes tem que passar pelo Cemitério, dentro do dogma cristão, "de que o Homem veio do pó e ao pó voltará". Sendo milenar a cultura humana de se enterrar seus mortos em cemitérios, como é o caso do nosso Cemitério Solar Eterno. 
Os mortos são enterrados com muitas místicas, simbologias religiosas e teológicas, ritos e rituais diversos, prevendo que aquele corpo enterrado tem uma alma a ser salva e que a cabeça do morto deve ser enterrada virada para o nascente (onde Deus fez nascer o Por do Sol) e os pés para o poente -onde o Sol se põe.
Outra regra ritualística é abrir os caixões antes de se colocarem os caixões nas sepulturas/túmulos, Para que os parentes dos mortos possam vê-los pela última vez, chorando, dizendo que nunca mais verão seus entes queridos e a morte como fim de tudo.
Mesma ordem social dos vivos...
O cemitério Solar Eterno também estabelece a divisão social entre ricos e pobres. Logo na entrada, são vistos túmulos luxuosos de mármore e de azulejos, demostrando com os túmulos em cova rasa dos mais pobres e dos mais humildes.
"Epitáfio do Monsenhor Leitão"...
Mais importante liderança católica nos 100 anos de Nova Russas, o Padre-Monsenhor Leitão Russas tem um epitáfio com base na frase e no pensamento mais profético de São Paulo, que era Saulo e se converteu ao Cristianismo depois de perseguir os cristãos:







enterrado num belo túmulo de mármore com a frase lapidar/mensagem profética de São Paulo:
 "Combati o bom combate/conservei a minha fé e ganhar a coroa da justiça celestial".
O saudoso comerciante José Felipe de Araújo, tem um epitáfio existencialista diante da finitude da vida e da vitória da morte eterna:
"Quando ouvirem dizer que José Felipe Morreu, pode ficarem na certa que a semente se perdeu/ da rama não boa mais outra fruta que nem eu".
Família unida na vida e na morte...
A família entende que a morte não acaba a união familiar para sempre. Familiares preferem ser enterrados no mesmo túmulo para ficarem juntos para sempre, até o julgamento final de Deus e a chegada ao Céu. 
Muitos túmulos possuem fotos de de pais, de irmãos e de parentes próximos. Simbolizando a união familiar no Céu e na Terra.
Símbolos religios do catolicismo popular....
Catolicismo de uma relação direta dos católicos com seus santos. É o catolicismo popular que inspira os parentes dos entes queridos enterrados.
A colocarem fitinhas, rosários e imagens de Santos e oragos populares nos túmulos, visando alcançar a salvação das almas dos seus entes queridos.Mais precisamente os símbolos e simbologias do catolicismo popular.
Também na crença do catolicismo popular, acredita-se que algumas tenham sede porque os mortos morreram sem beber água e suas almas passando sede no purgatório. Daí se colocarem garrafas com água para as almas beberem e plantas para o odor divino.
Médicos de almas milagrosas...
As almas dos dois mais geniais médicos da nossa história, o Dr. Osvaldo Martins e o Dr. Evangelista estariam obrando milagres.
Em seus túmulos são acendidas velas rogatórias e deixados ex votos (representações simbólicas de partes dos corpos) em que ocorreram os milagres que suas almas alcançaram para quem rogou.
Casal unido na vida e na morte...
Defendo a seguinte tese. Quando membro de um casal (marido, esposa) morre, logo depois o outro morre, pois a dor da separação é muito grande. Insuportável.
Morreu um, o outro morre pouco tempo depois.
Para juntos continuarem sua grande paixão no Céu.
Devoção mariana dos mortos...
Por ser Nova Russas abençoada pela Padroeira Nossa Senhora das Graças, é forte o movimento mariano dos mortos.
Em alguns túmulos, há fotografias com as pessoas trajando o hábito sagrado de Nossa Senhora e com rezas para a Mãe de Deus...
É o novo!
Sujeito lembra que, em 1926, acompanhou o enterro, dentro de uma rede, do finado Cesário Patrício?
Túnel do tempo...
Que fim levaram as os caixões de anjinho do cemitério solar eterno?
________________________________
Colunista e autor do artigo-tese: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário