segunda-feira, 27 de março de 2023

Existe lógica política numa possível eleição de Júnior Mano ao Senado em 2026!

 Vejo lógica e chances políticas de Júnior Mano se eleger Senador em 2026!
Vamos apostar numa determinada conjectura ou especulação política. 
Admitamos que Júnior Mano, reeleito ano passado na condição de o segundo deputado federal mais bem votado do Ceará, não queira mais disputar uma das 22 vagas da Câmara dos Deputados. E decida ser candidato ao Senado em 2026.
Seria possível uma vitória dele ao Senado pelo PL?
Sim, possível pela lógica política e boas as chances políticas dele se eleger Senador da República.
Serão disputadas duas vagas de Senador, e uma delas pode ser do PL.
Geralmente, nas eleições senatoriais, fica uma vaga para cada lado, exceção apenas em 1986, quando por força do Plano Cruzado, o PMDB elegeu dois senadores: Mauro Benevides e Cid Carvalho. E, em 1994, por força do Plano Cruzado e do então Governador Tasso, foi a vez do PSDB eleger dois senadores: Lúcio Alcântara e Sérgio Machado.
Pelo grande carisma e popularidade do então Presidente Lula, em 2010, a coligação PMDB-PT elegeu os então senadores Eunício Oliveira José Pimentel.
Nunca mais isso se repetiu, basta ver o exemplo de 2018, quando Cid foi eleito senador, mas o Girão, da direita bolsonarista foi eleito na outra vaga.
Portanto, em 2026, o Governo Lula não vai surfar na popularidade e seu esquema político vai eleger apenas um senador, que poderá ficar a vaga entre Cid Gomes e Guimarães, do PT.
As forças de oposição no Ceará, podendo englobar vários partidos, elege um senador, e não será o Senador Girão. Entre alguns nomes, o nome de Júnior poderia se eleger na segunda vaga ao Senado.
Existe lógica política dele se eleger Senador.
_____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário