quarta-feira, 30 de agosto de 2023

A busca de teses para explicar o Dualismo e o Maniqueísmo.

 Buscando explicações no inconsciente da fecundação e na teologia sobre o dualismo maniqueísta na Humanidade!
Uma excelente explicação do dualismo maniqueísta, ou dois lados em conflito permanente, pode está no inconsciente da fecundação, ou seja, quando o espermatozóide fecunda o óvulo gerando o embrião depois feto para depois de nove meses no útero se gerar o milagre divino da vida humana.
Outra explicação, saindo do inconsciente da fecundação, pode ser a teológica, a quem Maniqueu, filósofo persa do Zoroastro e politeísta na guerra aberta entre o Deus do Bem, Ahura-Mazda (Senhor Sabio, vulgo Ormuz) e o Deus do Mal, vulgo Arimã, é o precursos da guerra aberta e dual entre  Deus e o Diabo no Cristianismo.
Para ficarmos nas duas teses, busca a explicação da guerra binária entre opostos.
A direita versus esquerda, o bem contra o mal, crentes enfrentando católicos; feminismo brigando contra o machismo;  mesma divisão binária está na Política. Capitalistas se opondo a socialistas e comunistas, Hezzbollah enfrentando o Estado de Israel, a América se digladiando entre Republicanos e Democratas.
Ainda tem Ocidente contra Oriente.
O movimento de rotação estabeleceu mais uma divisão binária: o dia e a noite.
Heliocentrismo versus geocentrismo, opondo a superioridade do Sol sobre a Terra.
O feio e o belo, a capital e o interior, o macho e a fêmea; a empresa estatal e a empresa privada; o rico e o pobre; o norte e o sul; a cueca e a calcinha.
No Daoísmo/Taoísmo, misturando-se no confucionismo, tem a dita divisão dos elementos femininos e masculinos, em oposição complementar.
O lulopetismo enfrentando o bolsonarismo.
Sempre duas forças duais e maniqueístas.
__________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário