terça-feira, 31 de outubro de 2023

Coluna do Blog sobre a disputa pelas Prefeituras da região!

 A tese da dissidência interna e derrota do Grupo EMPA para explicar as disputas pelas Prefeituras da região em 2024!
Em 2008, após 20 anos no poder, o forte Grupo EMPA se dividiu e a oposição ganhou a eleição por meio de Marcos Alberto. O então prefeito Acácio lançou a Dra. Daniela candidata a prefeita contra Chico Rosa, antigo parceiro e ex-prefeito do Grupo EMPA. Ambos foram derrotados pelo Grupo Azulão e por Marcos Alberto.
Aprendi e formulei no episódio político de derrota do Grupo EMPA a tese das dissidências criando novos líderes e novas lideranças, podendo derrotar os padrinhos e seus chefes políticos. Em Ararendá, o atual prefeito, Alexandre Félix, foi indicado pelo ex-prefeito e tio dele, Aristeu Eduardo, mas ele quer disputar a reeleição de qualquer maneira. Se vencer a reeleição, vai indicar um sucessor da sua confiança e se torna o chefe político do município.
Mesma pode acontecer em Ipaporanga. Toinho Contábil foi eleito prefeito indicado por Nilson Moreira, ex-prefeito, rompeu com ele e foi reeleito, depois indicou Amaro Pereira prefeito e ganhou a eleição. Amaro tomou gosto pelo poder, chances de reeleição e pode se tornar o chefe político do município no futuro.
Em Quiterianópolis, a Dra. Priscila disputa a reeleição pelo PSD, mas a excelente/notável Dra. Juliana, que foi muito importante na campanha eleitoral e política dela em 2020, coloca seu nome à disposição do eleitorado com chances na disputa. Se buscar um vice na oposição, a Dra. Juliana tem muitas chances.
Mas o líder político ainda é o Dr. Barreto.
Já em Monsenhor Tabosa, o vice do prefeito Salomão será o empresário Wilsinho, filho do ex-prefeito Chico Madeiro. A oligarquia dos Madeiro domina o município há décadas, mas o Salomão estremeceu um pouco o poder deles. Certamente, o sucessor de Salomão será indicado por ele e será o futuro líder municipal.
Há sempre dissidências internas que levam à derrota ou surgimento de novos lideres.
Fica a lição do Grupo EMPA em Nova Russas.
Tonhão será eleito em Catunda...
Empresário Tony Jorge (Tonhão), dono da Leitão Móveis, será o futuro Prefeito de Catunda. Conseguiu adesões de seis vereadores e vai receber amanhã adesão fenomenal.
Será das oposições...
Os futuros prefeitos de Nova Russas e de Ipueiras.
Fortíssima...
Em Crateús. A Janaína Farias.
Túnel do tempo...
Que fim levou o ex-prefeito de Independência, Francês Torres.
É o novo...
Eleitor lembrando que, em 1988, votou no Pé Rachado Prefeito de Ipueiras.
______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário