segunda-feira, 28 de julho de 2025

Defendo, em Editorial, que Lampião foi superior a Che Guevara no foco guerrilheiro.

 Editorial: Lampião foi superior a Che Guevara nas guerras e lutas de guerrilha.
Morto de maneira covarde na Grota de Angico pelo tenente-jagunço João Bezerra, da Volante de Alagoas, em 28 de julho (1900-1938), o lendário Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, na minha opinião, foi superior ao revolucionário Che Guevera quando o tema é Guerrilha ou Guerrilha e foco guerrilheiro: pequenos bandos de guerrilheiros ou foquismo para tomar o poder pelas armas ou via revolucionária.
Diferente de Che Guevara, cuja guerrilha durou poucas meses nas selvas da Bolívia, até ser brutalmente assassinado por militares bolivianos e dos Estados Unidos, Lampião, diferente dele, era um gênio de estratégias e táticas guerrilheiras geniais, enfrentando e derrotando as tropas do estado burguês durante décadas.
O maior guerrilheiro de todos os tempos. A capacidade cognitiva dele, de antevisão, de ver e vencer os perigos, de ler os pensamentos dos inimigos à distância; de andar com as sandálias ao contrário como despiste, entre outras, era algo sobrenatural e de um fênomeno jamais visto nas lutas foquistas guerrilheiras.
Transformava uma espingarda socadeira numa metralhadora, em torno de uma arte extraordinária e de uma capacidade de atirar como ninguém.
Sim, Lampião foi superior a Che Guevara na prática guerrilheira.
Apenas o Che tinha mais teorias do que ele.
_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário