segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Resposta matemática: 40.

 


Marquei presença e fui destaque no "Summit Pedagógico 360!

 Fui destaque no "Summit Pedagógico 360: flash com as principais autoridades de Nova Russas...
Minha presença foi protagonista no início da semana ou jornada pedagógica, ou Summit Pedagógico 360, iniciado na quadra do Colégio 11 de Novembro, na manhã desta segunda 26. Não apenas fui muito bem comprimentado pela maioria dos professore e pelo corpo docente municipal presente, como também fui prestigiado pelas principais autoridades do município.
Num 'flash" inédito, estou no registro exclusivo. Com a Secretária Nota 10, Michelle Veras; com a Prefeita Giordanna Mano, sempre cordial e uma presença carismática; com a notável e excelente Presidente da Câmara, Cibelle Tavares; e também com o dileto amigo e atual vice-prefeito de Nova Russas, Anderson Pedrosa.
Digamos, assim, a foto foi o ponto alto.
Todo o sucesso ao Summit da Educação.



________________________________________________________

Seria muito importante que Aurileda Vieira viesse trabalhar na Superintendência do BB em Fortaleza.

 Muito importante que Aurileda Vieira, a única novarussense a ter três graduações de nível superior, viesse trabalhar na Superintendência do BB em Fortaleza....
Seria mais do que importante que a talentosa e competente Aurileda Vieira, atual funcionária federal da Superintendência do Banco do Brasil (BB, Vitória), viesse trabalhar na Superintendência do BB (em Fortaleza). Quem ganharia muito com a vinda dela seriam os clientes do BB e a própria unidade funcional da Superintendência do BB na capital cearense.
Dotada de dotes intelectuais e de muita inteligência, Aurileda Vieira é a única novarussense com três graduações em nível superior. Ela é formada em Educação Física, em Pedagogia em e em Engenharia Civil. Sendo que vem se dedicando muito à profissão de engenheira, no âmbito da profissão de bancária.
Cidadã planetária, esteve em vários países da Europa. Fluente em alguns idiomas, visitou os mais importantes países e cidades da Europa, com destaque para Paris (visitando os mais importantes monumentos parisienses), Bruges (centro comercial medieval da Bélgica), entre outros centros dinâmicos e importantes.
Soma sua inteligência privilegiada com a beleza fora do comum. Considerada uma das mulheres mais bonitas da história de Nova Russas. Era campeã absoluta nas passarelas e nos desfiles de beleza realizados nos salões nobres do GRN.
Conta muito sua devoção a Nossa Senhora das Graças.
Sempre presente na Festa da Padroeira.



______________________________________________________

Talentosa Faby Farias: sucesso como influenciadora digital e no empreendedorismo comercial.

 Faby Farias: do sucesso no Instagram e Tik Tok ao sucesso no empreendedorismo comercial...
A talentosa e competente influenciadora digital Faby Farias mostra que muitos...e múltiplos talentos. Continua seu sucesso e com milhares de seguidores no Instagram e no Tik Tok (sempre com videos bem elaborados), agora é destaque também com dignidade e ética no empreendedorismo comercial. Exercendo com talento sua venda de picolés de excelente qualidade.
Ela é fanzaça do Blog: sempre elogiando o blogueiro.
Tenha mais sucesso ainda, querida Faby!
_______________________________________________________

Secretária Izabel Moura na defesa da igualdade racial.

 Izabel Moura garantiu apoio às demandas pela Igualdade Racial....
Marcando presença na palestra pela igualdade racial e na palestra da Secretária Zelma Bandeira, a Secretária das Mulheres (Izabel Moura) colocou-se à disposição das ações igualitárias raciais. Disse concordar que existem órgãos públicos comprometidos com a igualdade racial, dizendo que se coloca à disposição pela igualdade racial.
Notadamente pelas mulheres negras.
__________________________________________________

Nova Russas na vanguarda da Igualdade Racial no interior do Ceará.

 Graças ao Secretário Odirlei Souto e Gestão de Todos: Nova Russas se transformou na capital interiorana da Igualdade Racial...

Crônica genial do Dr. Júnior Bonfim: "O préstimo de Prestes".

 

Sendo prestimoso no préstimo de Dr. Júnior Bonfim a Luís Carlos Prestes...

A Língua Portuguesa (sempre bela e culta) tem um adjetivo para algo que é útil, de utilidade, que faz o bem, que muitas características positivas, determinado a servir e melhorar as vidas de todos.
Préstimo.
Por isso, sou prestimoso a genial crônica de Dr. Júnior Bonfim, "O préstimo a Prestes", o Cavaleiro da Esperança e da cidadania, que sempre manteve uma incoerência inquebrantável por aquilo que pensa e defendia sua ideologia marxista de mudança social.
Sendo assim, narra com destalhes o encontro do jovem idealista (Bonfim) com o velho combatente, a pujança vulcânica da maturidade e o fulgor rejuvenescido da maturidade, numa quadra do José Walter.
Um encontro histórico que rendeu um esculpido poema.
Um brado poético pelo conserto do mundo.
__________________________________________________________________________


O préstimo de Prestes

A história de Prestes, marcada por grandes dores e arrebatados gestos de amores, é digna de reverência e louvores. Em pleno vigor juvenil, com vinte e sete anos de idade, comandou a terceira maior marcha humana da história do planeta, a Coluna Prestes. Foi exilado. Amargou, durante anos a fio, o isolamento da prisão política.

Mais do que em qualquer outra quadra da existência humana, a atual constitui um tempo histórico que reclama o cuidado com a difusão de elevados valores. Como a terra sedenta por boas sementes para a germinação salutífera, o coração da juventude é um campo aberto ao desenvolvimento de princípios norteadores de vida. Por qual razão, a cada dia, aumenta o número de adolescentes que, em nossas comunas, se lança às águas turvas e perigosas da marginalidade, da delinquência, da criminalidade?!

A razão que vislumbro é a ausência de faróis referenciais, de modelos a seguir, de exemplos a cultuar. Pelas veredas até aqui percorridas, aprendi que, nesta vida, a gente deve se libertar dos “pré-conceitos”, ou seja, dos estereótipos, clichês ou conceitos previamente formados à base, muitas vezes, do desconhecimento. Entendo que devemos construir “pós conceitos”, ou seja, primeiro conhecer, conviver, experienciar e, por fim, emitir um juízo, seja de valor ou desvalor.

Assim, busco cultuar uma abertura de espírito para perscrutar qualquer ideologia e conviver com pessoas que pensam, inclusive, diferente de mim. Por isso, também, inclino-me a um estilo de pensamento que mira os seres sem as lentes embaçadas do patrulhamento ideológico. Sinto-me à vontade, pois, para expressar simpatia por líderes que buscam a correção das injustiças e a construção de um mundo melhor. Considero que, libertos de rótulos, poderemos contribuir para a construção de uma virtuosa civilização, onde as pessoas capitaneiem suas almas e sejam de saudáveis costumes.

Meditando sobre isso, lembrei de um nome em especial: Prestes. A lembrança de sua vigorosa figura me ocorreu mais precisamente no terceiro dia de janeiro, data do seu natalício. A história de Prestes, marcada por grandes dores e arrebatados gestos de amores, é digna de reverência e louvores. Em pleno vigor juvenil, com vinte e sete anos de idade, comandou a terceira maior marcha humana da história do planeta, a Coluna Prestes. Foi exilado. Amargou, durante anos a fio, o isolamento da prisão política. Olga Benário, sua mulher, de origem alemã, após ter dado à luz no pátio de um cárcere, foi decapitada pelos nazistas. Apesar do sacrifício durante toda a vida, manteve a grave dignidade dos grandes, a inquebrantável firmeza de ideias, a serenidade superior de um guerreiro vitorioso. Foi uma torre modelar.

Existem momentos que permanecem vivos, como o fogo ardente ou a água cristalina, no arquivo da nossa memória. Meu primeiro e único encontro com Prestes se insere no panteão desses momentos. Frente a frente, o jovem idealista e o velho combatente, a pujança vulcânica da adolescência e o fulgor rejuvenescido da maturidade. Era o mês de janeiro do ano desperto de 1983. Para o aniversário comemorar, o “Cavaleiro da Esperança” tinha vindo ao Ceará.

Em uma quadra do Conjunto José Walter, em Fortaleza, dezenas de artistas, intelectuais, sindicalistas e militantes populares se reuniram para festejar a vida do Comandante. Acompanhado de alguns amigos da minha terra natal (Chichica e Luisinha Camurça, da Pastoral da Terra; Gabriel e Tarcísia, casal militante do movimento de bairros; e Nery Azevedo, ex-seminarista), assistia às homenagens prestadas por cérebros talentosos como Taiguara e Patativa do Assaré. De repente, um raio de inspiração desceu sobre o estrume da minha mente e esculpi um poema para o grande herói militar e político do Brasil no século passado.

Começava assim: “Prestes Brasileiro, queria que entre os meus lábios e o teu coração se estendesse agora uma ponte invisível – o rio Poty de Crateús – e que sobre essa ponte deslizasse, brilhando, as ternas palavras que ofereço à tua extensão revolucionária!”. Após a leitura dos versos, o legendário Capitão Luís Carlos Prestes levantou-se, olhou-me firmemente na retina, apertou minha mão com energia carinhosa e disse: – Muito obrigado, meu jovem! A figura carismática do homenageado – duro como uma rocha, indiferente à corrosão do tempo – lançou sobre mim um jato de vitalidade.

Emocionado, guardo o prestígio desse préstimo. Jamais seria o mesmo desde então. Aquela emoção calou fundo na minha alma e na minha poesia. Minha alma ficou mais receptiva aos impulsos da Justiça; minha poesia passou a incorporar, também, um brado cortês pelo conserto do mundo.


domingo, 25 de janeiro de 2026

Muito importante que o Deputado Bruno abra diálogo e converse com o Coca.

Mais do que fundamental o Deputado Bruno dialogar e buscar uma aproximação com o Deputado Bruno...
Não sei se pode definir como erro político, mas o Deputado Bruno precisa mais do urgente. Fundamental buscar dialogar e ter uma aproximação maior com a expressiva liderança política do PT e dos movimentos sociais e sindicais de Nova Russas: 1º suplente de vereador muito bem votado, obtendo 592 votos na última eleição. 
Tem que ligar pro Coca, quando vir a Nova Russas convidá-lo para uma boa conversa política e ideológica, pois ambos são companheiros do PT. Pela importância que tem o ex-vereador. Ele é o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Russas, sendo que Bruno precisa ter mais informações sobre isso.
Sindicalista de lutas e de combates, inclusive vem participando da luta pela liberação dos diretores daquela entidade sindical, que, por conta de uma lei aprovada na Câmara, proibiu a licença remunerada dos diretores.
Sendo assim, Bruno, procure imediatamente o Coca.
Reforça muito seu palanque em Nova Russas.



Celebrando os 472 anos de São Paulo.

 Não sou paulistano, mas quero celebrar o majestoso aniversário de 472 anos de São Paulo: a Paulicéia desvairada e a maior metrópole nordestina fora do Nordeste:!!!


25 de janeiro, aniversário de São Paulo. Maior metropole nordestina fora do Nordestina, com milhões de nordestinos morandos nos mais diversos bairro da gigante São Paulo.
Metrópole que nunca dorme. Terra da Garoa. Túmulo do Samba. Território de todos os povos do Planeta. Selva de Pedra ou Pauliceia Desvairada.
São alguns dos epítetos de São Paulo, Sampa, celebrando seus 421 anos, fundada que foi no 25 de janeiro de 1554: (Dia de São Paulo),  No Colégio Piratininga, por José de Anchieta.
São Paulo tem povos e pessoas de todo o Planeta. Você encontra tudo em São Paulo, desde a gastronomia turca até músicos peruanos na Praça da Sé.
Tudo em São Paulo é gigantesco. Os números são gigantescos e avassaladores, quando comparados com outras cidades ou mesmo metrópoles brasileiras e das Américas. 
22 milhões de habitantes, sendo 7 milhões de nordestinos (a maior cidade nordestina fora do Nordeste).  80 km² de zona urbana. 11 milhões de automóveis/carros nas ruas/avenidas supercongestionadas e muito poluídas. 50 milhões de celulares. Milhares de prédios e edifícios. Pontes e avenidas de mais de 1 km. Edifício de 50 andares ou mais. 
Uma megalópole gigantesca para abrigar pessoas, raças e etnias de todo o mundo, do Planeta. Abriga São Paulo a maior colônia japonesa (no Bairro da Liberdade), de italianos (na Mooca), de judeus no Bom Retiro, de bolivianos e de paraguaios no Pari e no Brás; de portugueses na Vila Mariana e no Tatuapé.
Já a concentração de nordestinos, ou baianos numa generalidade inadequada, fica em vários bairros periféricos ou favelas da capital paulistana: Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Heliópolis, Paraisópolis, Ermelino Matarazzo; Jardim Ângela, Jardim Paulista e o Grajaú -no extremo sul da capital paulista.
Um mosaico, uma mistura de dezenas de idiomas e de dialetos.
Culturas diversas. Pensamentos variados. Gente de todo tipo.
Que se cruza sempre no cruzamento da Ipiranga com a São João.
Como assim cantou Caetano Veloso!
Fundação de São Paulo...
Foi uma obra religiosa e social. A fundação de São Paulo de Piratininga, na Serra do Mar -entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Fundada pela Companhia de Jesus. Primeira missa no Colégio Ipiranga. Celebrada por Frei Manoel da Nóbrega e outros importantes membros do clero católico.
Muitos novarussenses moraram e moram em São Paulo...
Vários filhos de Nova Russas, moraram ou ainda moram em Sampa moraram em Sampa. Tony Jorge fez seu doutorado comercial na esquina das ruas São João/Ipiranga e na 25 de março.
O Velho Tonho sempre vivia na Praça da Sé hablando portunhol com bolivianos e paraguaios.
O Ivanildo é um dos melhores pintores de São Paulo.
O vereador Denílson vendia croché em São Paulo, bem como o Flávio Soares.
Muitos ex-vizinhos meus ainda moram lá.

Meu primo, Oscar, foi gerente do Esplanada Grill.
Túnel do tempo...
Que fim levou o cearense de Saboeiro Francisco Altino Lima, o 1º nordestino a ser prefeito de São Paulo?
É o novo...
Novarussense disse que trabalhava com o Tony Jorge na avenida São Paulo, no final dos anos 1970.



_______________________________________________________

Padre Tales foi o celebrante em Nova Russas.

 Padre Tales foi professor do futuro Padre Nova Russas...

Que Nossa Senhora abençoe sempre o aniversário de Isane Chaves.

 Saudações católicas ao aniversário de Isane Chaves...

1ª retrospectiva como são eleitos os Senadores no Ceará.

 Fazendo uma retrospectiva e análise histórica e atualizada como são eleitos os Senadores no Ceará.
Costumo fazer minhas análises com base na mais pura lógica racional política, a partir de amplos conhecimentos políticos teóricos e práticos, pela interdisciplinaridade.
Faço, assim, muito diferente de Roberto Moreira, de Donizete Arruda, de Édson Silva, que nada entendem de política e de macropolítica do Ceará; muito menos Chagas Vieira, outro que não consegue entender e compreender a complexidade do mundo político cearense.
Pois bem. Apenas o introdutório.
Vamos aos fatos. A Retrospectiva analítica, em si, de como são os eleitos os Senadores no Ceará.
Em 1986, Mauro Benevides e Cid Carvalho foram eleitos porque estavam no MDB do Plano Cruzado e do então candidato a governo: fenomenal Tasso Jereissati (galeguim dos zói). É a tese: se o candidato a governador for muito forte, além da questão nacional, os dois senadores da chapa majoritária também são eleitos. 
Também pela força do então governador Tasso, o senador eleito, em 1990, foi o novarussense Beni Veras: sócio de Tasso em algumas empresas e guru empresarial dele no CIC. 
Com total apoio do governo estadual e também nacional, em 1994, os dois senadores eleitos, foram Lúcio Alcântara (muito ligado ao grupo de Ciro) e Sérgio Machado: sócio de Tasso no CIC. Os dois eleitos a força do Cambeba na política do Ceará, em especial de Tasso.
Na eleição seguinte, 1998, pela força política e do grande esquemão do Cambeba, além da força de Fernando Henrique, foi eleito senador Luiz Pontes (pai do atual prefeito de Massapê, Ozires Pontes).
A força política de Ciro e de Tasso se consolidou com a eleição de dois senadores em 2002. Foram eleitos: Tasso e Patrícia Saboia, esposa de Ciro.
E o Senador eleito, em 2006,  foi o "comunista" Inácio Arruda, do PC do B, que, em 1986, apoiou o galelo para o governo do Ceará. Derrotou o extremista mórmon, Moroni. Inácio foi cooptado para depois ser destruído politicamente, como de fato aconteceu.
O crédito da eleição dos dois senadores cearenses em 2010,  foi do Presidente Lula. Pimentel (PT) e Eunício Oliveira, MDB, só foram eleitos pela força política e eleitoral de Lula: um verdadeiro fenômeno de massas. Ela queria derrotar Tasso. E derrotou.
Os FG foram os padrinhos da volta de Tasso ao Senado, em 2014. Colocaram o Mauro Filho como 'bucha', apenas para perder pro Tasso. 
Cid, em 2018, foi eleito pela força do governo Camilo. E o Eunício, por ter votado no Impeachment da Dilma, foi derrotado pelo Girão. Vários politicos apoiaram o Girão, da direitona, por baixo dos panos.
E a eleição de 2026? Quem serão os dois senadores eleitos? Acredita-se que, pela lógica, cada bloco faz um senador. O PT e Lula podem eleger Guimarães.
Se o Cid for candidato a senador apoiando Ciro Gomes, o eleito será ele. Se ele não for candidato, pode ser o Capitão Wagner, mas não por conta de pesquisas, por conta delas não passa de um 'cavalo paraguaio'.
Os eleitos, sim, podem ser o Guimarães e o Cid, em 2026.
É a análise das eleição do Senado no Ceará.



___________________________________________

sábado, 24 de janeiro de 2026

Veja como surgiu o Alfabeto Braille.

 


Nem sempre a graça é de graça, a caridade afasta o mal, vença o complexo de inferioridade; ensina o doutrinador José Matos.

 A GRAÇA NÃO É DE GRAÇA!

A GRAÇA (êxito) não é de graça (não é sem empenho). É 1% de inspiração e 99% de transpiração, dizia Einstein! ACREDITE EM VC, determine-se, e caminhe até não existir mais nem caminho e nem o caminhante e só existir o caminhar, mas, sem esquecer a lição do Mestre: "No mundo vocês terão problemas, mas tenham bom ânimo"! O ÓDIO gera ondas de repulsão q afasta as bençãos da sua vida, Diferentemente do ódio, a CARIDADE gera ondas de força q afastam o mal e te protegem. Não obstante, SE A GENTE não muda o teor dos pensamentos pra melhor, a vida não se renova. Vc não nasceu por acaso. Vc nasceu por uma causa para realizar um propósito e realizar-se. Como disse o Velho Einstein: Deus não joga dados.
AH... Meu Deus pq comigo? pq tudo é difícil pra mim? Disponha-se! Nada resiste à uma pessoa determinada! Não existe destino imutável. Existe uma programação flexível q depende da nossa dedicação honesta e da nossa solidariedade. É COM DISPOSIÇÃO E EMPENHO E NÃO COM CHORO E LAMÚRIAS q supera-se as chatices e adversidades da vida! THOMAS EDISON, inventor da lâmpada elétrica, a cada fracasso pra inventar a lâmpada, dizia: "já sabemos como não fazer-la". A cada fracasso em concurso público ou vestibular, o candidato deve dizer: preciso aproveitar melhor o tempo, me preparar mais e melhor! Ânimo! COMPLEXO DE INFERIORIDADE não é problema dos outros; é problema seu q aceita. Vc é um filho de Deus em missão na Terra. Se vc tiver fé do tamanho de um grão de mostarda nada vos será impossível, disse o Mestre!
José Matos

- DF.

Boa de taco: mete todas as bolas na caçapa.

 


Faz 16 anos que Karla Loiola cassou o mandato de Socorrinha Arrais.

 Faz 16 anos que Karla Loiola cassou o mandato de Socorrinha Arrais...
A sororidade, palavra do dicionário feminista para ( empatia, força da união, do amor e da empatia e do companheirismo existente apenas entre as mulheres), faltou ao léxico da então Presidente da Câmara de Nova Russas, Sra. Karla Loiola, que, em 2010, cassou o mandato da vereadora Socorrinha Arrais: com base num decreto legislativo da ditadura militar.
Foi um dos gestos mais autoritários da história do parlamento, praticado por uma liderança feminista parlamentar contra outra vereadora, revelando-se a incoerência entre a teoria e a prática, do discurso com a ação, daquilo que se prega com aquilo que se faz quando se ocupa um determinado cargo público.
Na mesma presidência da Câmara, representando o PC do B, renunciou às lutas sindicais e dos servidores, preferindo ser uma vereadora radical na defesa do governo de plantão, numa atitude muito diferente que tinha antes de conquistar um mandato legislativo e de se alienar ao Executivo.
Terminou sua vida pública com improbidade administrativa.



_________________________________________________

Raimundo Martins com foto de perfil no Plenário da Câmara dos Deputados: futuro deputado federal.

 Uma imagem de Raimundo Martins que será fixa e permanente na Câmara dos Deputados: futuro deputado federal...
Nova foto do perfil do grande líder Raimundo Martins (Raimundo do PT), no Whatsapp, ficou bem congressual. Na nova foto, aparece no plenário da Câmara dos Deputados com um microfone. Uma foto profética. Antecipando. Antevendo  que ele será futuro deputado federal do PT, eleito com expressiva e consagradora votação.
Sucessor do Senador Guimarães na Câmra, será um deputado federal na defesa dos trabalhadores, da agricultura familiar e dos mais pobres.
Simboliza os ideais de um PT de lutas e socialista pela igualdade.
Um ser humano com muitas qualidades e humanismo.
Merece, sim, ser deputado federal.




________________________________________________________

Musa do Sertanejo: Paula Fernandes.