Para quem pensava que o governo do Dr. Rafael governaria sob o 'Consenso de Washington' e da união de todas as forças políticas e partidárias, está pensando diferente após sessão da última quarta feira (8), na Câmara de Nova Russas.
A guerra paroquial da politicagem barata do distrito de São Pedro, vulgo Lagoa Seca, colocando de um lado o vereador Teixeira (PDT) e do outro as vereadoras Toinha do Capitão (PMDB) e Izabel Moura, PTN, criou o 1º foco rebelde de oposição na Câmara.
O vereador Teixeira
, agora 100% oposição ao Dr. Rafael, fez seu mais duro pronunciamento desde o início dos trabalhos legislativos. Atacou duramente a líder do governo e inimiga política no distrito de São Pedro, Izabel Moura, de fazer perseguições e transferências de servidores concursados daquele distrito, apenas porque votaram nele.
, agora 100% oposição ao Dr. Rafael, fez seu mais duro pronunciamento desde o início dos trabalhos legislativos. Atacou duramente a líder do governo e inimiga política no distrito de São Pedro, Izabel Moura, de fazer perseguições e transferências de servidores concursados daquele distrito, apenas porque votaram nele.
O ataque gerou um bate boca na fala de Izabel Moura, que respondeu aos ataques de Teixeira e disse que perseguidor era o Teixeira, que a perseguiu durante vários anos quando ela era aliada e até eleitora dele.
O conflito Lagoa Seca que acabou a lua de mel legislativa em relação ao governo Rafael, foi um erro do próprio Dr. Rafael. Indicar como líder a vereadora Izabel, que tem uma briga politiqueira e política com Teixeira.
Outro motivo de mais rebeldia contra o governo Rafael foi o decreto assinado pelo presidente Capita, dia 28 dezembro, que aprovou e arquivou as contas de governo do ex prefeito Marcos Alberto -que tem vários inimigos políticos entre os atuais vereadores.
Os vereadores Denílson (com adjetivos muito duros), Adalberto Tavares (irmão do jornalista César Tavares), Pedro Lira e Teixeira fizeram duros e graves pronunciamentos contra o ato o decreto de Capita, considerado ilegal.
O vereador Teixeira, sobre o decreto de Capita, disse que tal fato era da mais alta gravidade e que deveria ser investigado até as últimas consequências e com a punição de todos os culpados. Mesmo pensamento dos demais vereadores.
Talvez, assim, o fato de Marcos Alberto ter influência no governo Rafael é que levou os vereadores Denílson e Adalberto Filho a fazerem duros pronunciamentos sobre o gesto de Capita, pois são inimigos políticos do Marcos.
Levando a uma conclusão: o foco rebelde é culpa do próprio governo. Mas ainda há tempo de conciliações e moderações, inclusive ensinando à vereadora Izabel a saber como ser uma líder e não uma defensora apaixonada do governo.
Próximas sessões prometem ser mais quentes nos debates!
Bloco oposicionista meio fraco...
Para quem especulava que o bloco de oposição ao governo Rafael nasceria forte, não viu isso. Apenas os vereadores Teixeira e Antonio Carlos fizeram pronunciamentos típicos de oposição legislativa.
Reginaldo Silva e Pedro Lira pareciam dois governistas.
Sal e luz governistas...
Com o sal e a luz da Bíblia, que dá gosto e sentidos às coisas, professor Reginaldo Silva
assumiu um comportamento parlamentar mais governista do que oposicionista, até se calando na briga verbal do Teixeira com a Izabel.
assumiu um comportamento parlamentar mais governista do que oposicionista, até se calando na briga verbal do Teixeira com a Izabel.
Reginaldo falou, em seu discurso, no sal que dá sentido, bem moderado e pedindo moderação e respeito às prerrogativas e lutar pelo tripé legislativo dele: combate às drogas, questão hídrica e geração de empregos.
Ainda teve seu requerimento atendido antes do tempo, a respeito do ônibus de pacientes para Fortaleza.
Sobrou até para o Hudson...
Sessão de ontem foi uma verdadeira guerra política com trocas de farpas e de acusações. Até o vereador Hudson Guilherme (PMB), cuja principal bandeira é a acessibilidade, foi bastante questionado. Pedro Lira não gostou nada quando ele disse que pertencia ao grupo do Marcos Alberto, expressão incorreta para Pedro Lira, pois ele deveria ser um vereador de todos os novarussenses e não apenas de um grupo.
Estadista legislativo da educação...
Adalberto Filho, em mais um grande discurso pela educação, lamentou que o município tenha perdido mais de três milhões no fim do Brasil Alfabetizado e cobrou a regularização de todos os programas educacionais.
E ao lado do vereador Teixeira cobrou o aumento do piso do magistério.
Aprovada Moção de Repúdio...
Da vereadora Izabel Moura contra o operadora de telefonia celular TIM, pelos péssimos prestados em nosso município, com mais de 30 dias em que os telefones celulares não prestam em relação aos usuários.
Sugestão do vereador Marcelo...
Que, na falta de controle emocional e psicológico dos discursos dos vereadores, sugeriu a contratação de um psicólogo, de um psiquiatra e de até de um cardiologista, brincando com o vereador Teixeira.
Vai continuar vereador...
Professor Reginaldo Silva, até que o Chiquinho Diogo resolva todas as suas pendências jurídicas e eleitorais no TSE e na Justiça Eleitoral de Nova Russas, ou o vereador Zé Roberto consiga alvará judicial para vir, sob escolta, tomar posse.
Não concordo com baixarias...
Embora o vereador Denílson, que é um vereador inteligente e muito firme na defesa da população, e tenha a imunidade parlamentar da tribuna, não concordo com os adjetivos que ele utilizou na sessão contra o vereador Marcos Alberto. Muitos pesados. Poderia fazer as críticas, mas moderar mais me relação aos adjetivos.
Túnel do tempo...
Que fim levou a escolta policial que traria o vereador Zé Roberto para tomar posse na sessão?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1989, Capita era o maior sucesso do rádio.
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário