EDUCACÃO EM CRATEÚS VIROU UM CAOS
Não preciso aqui dizer que a principal carência na gestão pública de Crateús é na Educação. E não é de agora. Estamos nos últimos lugares em todos os rankings de avaliação. Uma vergonha. Já fomos muito melhor que isso. Fomos referência. Hoje estamos na rabeira.
Assumiu em 1˚ de janeiro o Sr Marcelo Machado e com ele toda uma esperança, um novo tempo. Ou a possibilidade dele. Vou ficar apenas na Educação.
O Prefeito emprenhado pelos ouvidos traz não sei de onde uma pessoa, que ele nunca tinha visto na vida para ser a Secretária de Educação da cidade de Crateús. Quando tem na cidade técnicos com maior competência que a forasteira. O que não é nenhuma excepcionalidade. Sra. Luiza Aurélio não conhece a cidade, não conhece suas carências, suas peculiaridades, não sabe quais escolas tem melhor ou pior rendimento. Não conhece o perfil do professorado. Mas sabe ser prepotente, arrogante, autoritária. Toda dia carimba um ofício, uma resolução que apenas cortam, ameaçam. Todas estas "qualificações" são sinônimos de incompetência.
Até agora a Licitação para fazer a manutenção das escolas na foi feita. Tem escola caindo na cabeça dessas crianças. Estão esperando o que? Uma empresa do esquema? Uma indicação do genro? Ou uma indicação da Radio Poty? Nas Escolas, todos os vigias foram demitidos. E merendeiras e auxiliares de serviços gerais, serão. Por outro lado, diante do rapapé do prefeito nas rádios vendidas de Crateús, o prefeito não fechou nenhuma secretaria. E nem cortou o por fora que paga á Rádios. Pelo contrário, se ajoelhou diante da "liderança" que por trinta anos mandou na cidade e conseguiu o feito de não levar uma obra estruturante. Uma sequer. Falo de Antônio dos Santos. A não ser que queiram contabilizar aqueles brinquedos de natal de 0,99, rajados de demagogia que o deputado distribui todo ano.
O custo das Secretárias de Educação e de Saúde passa de 30 mil/mês. Porque o prefeito não exonerou todos os subsecretários? São todos protegidos dos "conselheiros" e da rádio. Marcelo Chaves deveria ter um pouco de vergonha na cara e pedir a exoneração da própria esposa que é subsecretaria de Agricultura. Com que isenção o diretor da radio vai enganar a população?
O prefeito não exonerou nenhum subsecretario. Covarde. Perseguidor de menores, de desprotegidos.
O custo para levar e trazer forasteiros também não foi enfrentado. São diárias de motoristas, combustíveis e semana de três dias. E produtividade beirando a zero.
Crateús também tem ótimos técnicos em Saúde Publica. Não precisa de forasteiros. Exonere esta leva de forasteiros.
Nas medidas anunciadas pelo Controlador, é outro que não serve para nada, que o prefeito só sabe delas, porque tem o nome dele no final, tem o corte de 30% de gratificações de diretores, coordenadores e secretários escolares.
E um 1/3 da hora atividade também não serão mais pago. Compromete Lei Federal. E o professor que trabalha na zona rural não mais terá a ajuda de custo de 30%. Os auxiliares de serviço gerais nunca tiveram. Pagam para trabalhar.
Olhar nos olhos de qualquer crateunse é ver a desesperança, a desilusão e a certeza de uma causa perdida
_______________________________________________
Autor: Montezuma Sales é advogado e consagrado intelectual de Crateús.
Nenhum comentário:
Postar um comentário