Toda vez que o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se ausenta das sessões, na questão rotativa do exercício presidencial, assume seus sucessores imediatos na Mesa Diretora. Ou seja: os vices presidentes e outros assumem provisoriamente.
Um dos que mais assumem e substituem Maia é o veterano e competente deputado Manato. Inteligente, regimentalista e bem conceituado, Manato comanda muito bem as sessões ordinárias -algumas vezes até saudando prefeitos e o presidenciável Jair Bolsonaro. Manato tem um relação pessoa, subjetiva, conhece cada deputado pelo nome e faz uma pequena biografia dos deputados antes deles falarem na tribuna.
JHC é outra competência na Presidência da Câmara. Sabe comandar com zelo legislativo e competência parlamentar aquele poder. Hildo Rocha, melhor orador da bancada do Maranhão e todo no paletó azulão, o Lindomar Garçom(quem é esse funcionário barbudo ao lado dele?) e o delegado Édson Moreira, com suas brincadeiras, também foram muito bem no comando daquela Casa de Leis.
Bem melhores do que o 'almofadinha', arrogante e prepotente Rodrigo Maia, sempre numa via autoritária do comando legislativo. Desrespeitando muitas vezes os direitos e as prerrogativas dos deputados e das deputadas.
O melhor seria Rodrigo Maia pedir licença do cargo!
Conectado no celular...
Ainda do tempo do telefone fixo, o delegado-deputado Édson Moreira, no momento em que o deputado Evair falava sobre festas regionais e a produção do agronegócio do Espírito Santo, não deu atenção. Ficou tentando ligar no celular que ele não domina, não conseguindo fazer ligações. Continua tentando fazer, até mesmo quando o deputado [ético] Ricardo Izar fazia um discurso parksoniano contra o Mal de Parkinson.
Praga de aposentado continua pegando...
Herdeiro do trabalhismo paulista, o deputado Arnaldo Farias de Sá não perde uma oportunidade de falar publicamente sua frase preferida na defesa dos aposentados e dos previdenciários brasileiros:
"Praga de aposentado pega".
Bancada evangélica unida...
Na divulgação de eventos evangélicos das várias denominações evangélicas. Enquanto o deputado tucano Jorge Tadeu Mudalen (PSDB) divulgava eventos nacionais dos evangélicos, o decano da bancada evangélica Arolde de Oliveira era todo atenção.
celebrando 18 de maio...
Filho do governador Jackson Barreto, o brilhante deputado Adelson Barreto celebrou o dia 18 de maio. Data brasileira do enfrentamento contra a violência sexual contra criança e adolescentes.
Adelson citou o caso Araceli, criança morta em Vitória por poderosos capixabas, como o fato que motivou data tão importante.
Cabelos de algodão...
Totalmente brancos os cabelos do deputado Rubens Bueno (que tem uma filha deputada na Itália). Ex radical na oposição ao governo Dilma, Rubens está um socialista capitalista no governo Temer.
Queria ser surdo...
Para não escutar mais os discursos [caldo de bila] dos deputados petistas Marcon, Bohn Gass, entre outros, repetindo que o Lula é um preso político e o melhor presidente do mundo.
Não entendi nada do que disseram...
Os deputados Aguinaldo Ribeiro, Júlio Delgado e Manente. Peguei suas falas já no final. Peço que falem de novo os que falaram nas últimas sessões.
Cajadadas do Cajado...
Fora do DEM e do Carlismo da Bahia, Cláudio Cajado sempre dá cajadadas no governador da Bahia e nos políticos petistas e da Esquerda.
Cajado é um deputado de história e de lutas, já esteve em Crateús, durante um certo tempo atrás.
Um instante, Presidente...
Vítor Valim, um deputado muito inteligente e preparado do Ceará, pediu para o presidente Rodrigo Maia respeitar o regimento interno e as funções legislativas. Foi atendido, mas ao lado a deputada Benedita ficou com cara ruim para ele.
Nem só de socialismo...
Vive o deputado Gláuber, um dos bons quadros ideológicos do PSOL. Falou de um festival de cinema de Angra dos Reis e de consagrados cineastas cariocas e brasileiros.
Seria genética?
Essa mancha enorme no rosto do bravo deputado Reginaldo, um excelente quadro do PT em Minas Gerais. Seria alguma doença genética?
Convocando os verdes...
Líder maior do Partido Verde, o deputado Sarney Filho foi ao plenário convocar os deputados do PV para votarem no projeto do pré-sal e dos novos municípios.
Sucessor de Jáder...
Barbalho, o sobrinho José Priante pediu aos gritos mais investimentos para o Pará. E o Gaguim não é gago na defesa da criação de novos municípios para o Tocantins.
Caravana processual...
Jurista dos mais conceituados no Brasil, o deputado Fábio Trad comandou uma caravana processual por vários municípios do seu estado. Visando conscientizar e ensinar Direito Processual às populações leigas, que foi ouvido por outro jurista e eterno governador de Santa Catarina: Espiridião Amin.
E o Átila Lins, o maior municipalista do Amazonas, defendeu a emancipação de vários distritos amazonenses.
Túnel do tempo...
Que fim levou o ex presidente da Câmara, Severino Calvalcante?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1960, o Padre Antonio Vieira (Padre do Jumento) foi eleito deputado federal.
___________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário