Minha análise sobre a análise que escreveu o professor/intelectual Reginaldo Silva (dono do site: Ceará Notícias) a respeito da aprovação [1º turno] da emenda da reeleição para Presidente e demais membros da Mesa Diretora.
Proposta pelo vereador Pedro e pela bancada de oposição, não é:
Apenas uma análise da análise.
Mas uma nova análise. Um novo ponto de vista.
Mas em 1º lugar é preciso mostrar o que analisou Reginaldo Silva em seu artigo publicado hoje, sob o seguinte título:
Nova Russas: quem ganha com o projeto de reeleição da presidência da Câmara? Por Reginaldo Silva
Até começou dizendo que o grande vitorioso da aprovação da emenda da reeleição foi Adalberto Filho, mas criticou a falta de ética legislativa em mudar as regras do jogo:
<Para depois falar sobre a aposta do Capitão Washington (prefeito de fato) em eleger o futuro presidente na eleição do dia [10 de dezembro] e o sentido da contrariedade dos vereadores Chiquinho Diogo e Teixeira>:
Agora começo a minha análise. Não foi uma vitória apenas do Presidente Adalberto Filho e da Mesa Diretora, mas da oposição legislativa. Que teve aprovada emenda do vereador Pedro Lira e da própria bancada por 11 votos [contra 2].
Isso deixa Adalberto Filho bem mais próximo do grupo político da oposição e de Júnior Mano do que da base governista. Mas indo não quer dizer ainda nada de rompimento.
Outra coisa. Como Reginaldo Silva está mais na cobertura das sessões da Assembleia Legislativa, fica complicado analisar e escrever de long sobre as sessões da Câmara de Nova Russas e os bastidores da aprovação de tal emenda e da futura eleição da Mesa daquela Casa de Leis.
Até para entender melhor os fenômenos políticos.
Washington Pedrosa ao determinar que sua bancada aprovasse a emenda da reeleição, embora não tenha convencido os vereadores Chiquinho e Teixeira, mostra que Washington sabe jogar de todos os lados.
Ele mandou aprovar tal emenda para agradar o Presidente Adalberto Filho e a bancada da oposição, mas não quer dizer que esteja fechado 100% com a reeleição do Presidente Adalberto Filho.
Não está descartada que ele venha apoiar o nome da sua esposa e mãe do prefeito Rafael, vereadora Socorrinha Holanda, para disputar novamente a Presidência da Casa.
Exatamente por querer um presidente de extrema confiança para o prefeito Rafael disputar com segurança legislativa sua reeleição de prefeito no próximo ano.
Tudo dentro da lógica de que ele é o sabichão da política local, e não é nada do que pensa.
- Tem mais. Se ver que não emplaca Socorrinha ou outro candidato governista (Denílson, Izabel Moura), Washington e seu filho vão acabar apoiando a reeleição de Adalberto para governar a Câmara.
Uma coisa a mais. Chiquinho Diogo não foi contra por ser contra a emenda da reeleição. Foi coerente. Exatamente queria que fosse cumprido o mandato de 1 ano para todos os Presidente, pelo menos até o final da atual Legislatura.
Algo que a emenda acabou com a palavra dada.
Agora ninguém tem mais compromisso com ninguém. Todos serão candidatos a Presidente e será uma eleição muito difícil.
Quer dizer: tudo pode acontecer!
Verdadeiro xadrez político...
Pode ser a futura eleição da Mesa Diretora, marcada para 10 de dezembro. Adalberto é favoritíssimo podendo ser eleito com os votos dos governistas ou mesmo com os votos dos vereadores de oposição. Até poderia, em tese, ser eleito novamente.
Como tudo é possível, Chiquinho Diogo e Teixeira poderiam também votar num candidato da oposição -podendo ser Antonio Carlos, Toinha do Capitão ou outro nome de consenso.
Ou ainda surgir uma via alternativa.
Só lembrando...
Posição da vereadora Izabel não foi das melhores. Primeiro votou favorável ao visto e depois votou na matéria da reeleição. Ora bolas!
Fazendo média e ficando em cima do muro.
Perguntar não ofende...
Será que o vereador forte de oposição e que vem quebrando o decoro gramatical, Pedro Lira, será candidato a Presidente?
Sem chance alguma...
Por ser um vereador governista, subserviente, que faz o que prefeito manda, Denílson não tem chance alguma de ser o futuro Presidente daquela Casa de Leis.
Faltam habilidade política e mais independência.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ex Presidentes da Câmara?
É o novo...
Sujeito lembrando que, desde 1989, os prefeitos fazem o Presidente da Câmara no 1º ano da Legislatura.
_______________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário