terça-feira, 11 de junho de 2019

Artigo do Blog Professor Tim sobre o protagonismo dos vice prefeitos em alguns municípios da região!

Vice Prefeito não é mais apenas um cargo decorativo. Veja o protagonismo político de alguns vice prefeitos nos Sertões dos Inhamuns!
Era do senso comum político de que o cargo de vice prefeito era apenas decorativo e apenas para completar a chapa majoritária nas disputas municipais. Ou que a caneta de vice não tem tinta e que nunca uma avenida ou rua tenha sido batizada com o nome de vice fulano/sicrano de tal...(?)...
Podia ser assim, mas não é mais!
Os vices prefeitos, pelo menos nos Sertões de Crateús, são protagonistas. Estão fortalecido. Serão fundamentais nas eleições municipais do próximo. 
  • Como é o caso do vice prefeito de Poranga, Carlos AntonioA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo -uma jovem liderança de grande expressão e que tem sua força política. 
  • Carlos Antonio saiu do PDT de Poranga para se filiar ao PSD -porque tem um projeto para mudar e renovar a administração e a política daquele município.
Nova Russas não tem mais vice prefeito. Júnior Mano se elegeu deputado federal e renunciou ao cargo de vice. Mas havia rompido política e administrativamente com o prefeito Rafael e sua gestão centralizadora e nepotista. Júnior, o ex vice, vai apresentar candidato a prefeito e a vice em 2020.
Outro município cujo vice prefeito renunciou foi Ipueiras. Dr. Benedito, que era vice, renunciou. Hoje o cargo de vice está sendo ocupado pelo Presidente da Câmara -um aliado do prefeito Nenem. Mas até hoje é preciso se saber por que a renúncia do vice Benedito.
Em Guaraciaba do Norte, o vice prefeito (Dr. Egberto Filho) está totalmente rompido com o prefeito Dr. Adail Machado Castro. Rompimento que tem o apoio fechado da oposição política guaraciabense -até mesmo a solidariedade política do ex prefeito Regivaldo e de várias outras lideranças.
Em Tauá, o vice Fred Rego assumiu há um bom tempo após impedimento e afastamento do titular. E no Ararendá, o vice Dr. Luiz Freire rompeu geral e definitivamente para ser um forte  pre-candidato de determinadas  forças de oposição contra o gestor Aristeu.
Apenas em Catunda, Ipaporanga, Novo Oriente e Crateús continuam boas as relações do vice com o prefeito.
Preciso os prefeitos valorizarem seus vices.
Pois o vice de hoje pode ser o prefeito de amanhã!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário