sexta-feira, 14 de junho de 2019

Artigo do Blog Professor Tim sobre a troca do Deus Cristão pelo Deus Mercado na Terra!

Dissertando sobre e a respeito da disputa teológica ente o Deus do Céu versus o Deus Mercado na Terra!
É da crença teológica das religiões a afirmação: "o que está ligado no Céu também se liga na Terra".
Parece que a ligação celestial divina não se liga tanto na divindade humana.
Isso se dá por conta de um conflito entre o Deus (do Céu) metafísico e o nova divindade humana: Deus Mercado. Parece que o Deus do Cristianismo estaria perdendo muitos adeptos para as conquistas materiais, sociais e tecnológicas do Deus Mercado -vulgo Deus do Capital.
Karl Marx, o ateu comunista autor de "O Capital" (principal clássico explicativo de como o capitalismo nasceu e funciona), falou sobre a reificação do mercado. Divinização do Mercado. Ou seja: o Mercado atua por conta própria em torno da forma-valor (mediação social por meio das mercadorias como valor de troca) e se torna um Deus idolatrado por todos.
Construindo-se uma teologia do capital, do dinheiro, cujo templo sagrado fica nos ShoppingImagem relacionada de alto padrão capitalismo de consumo.
Templo consumista Das Mercadorias. Tudo girando em torno da economia produtiva e monetária. Algo como um fetiche divino. Adorado como um bezerro de ouro pós-moderno da sociedade mercadológica fundamentalista.
Isso leva a que se troque a adoração do Deus do Céu por um produtos e mercadorias capitalistas de alto luxo. A crença na vida eterna ao lado de Deus pela vida eterna terrena consumindo do bom e do melhor por meio do dinheiro-mercadoria-dinheiro.
Até mesmo algumas religiões aderiram ao Deus Mercado.
A Igreja Universal do Edir Macedo é um bom exemplo!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário