Elogio e referência do Dr. Pablo Alves Oliveira, um dos melhores Promotores e dos mais qualificados membros do respeitado Ministério Público do Ceará (MPCE), aconteceu durante sessão do Egrégio Tribuna Popular do Júri -sob o comando competente da Meritíssima magistrada Dra. Rafaela Benevides Caracas Pequeno.
Momento em que o Júri julgava o cidadão Chico Amaro por crime contra a vida de tentativa de homicídio [tentado] contra o também cidadão Marcelo -filho do Chico do Calçamento.
No momento do seu pronunciamento das fala da acusação do Ministério Público. Dr. Pablo, durante o momento dos cumprimentos formais, referido-se ao plenário, ele citou o Professor Tim como um grande blogueiro e de outras referências positivas na sua expressiva participação ministerial.
Exataamento por ele ser um promotor de boa base cultural, de ser uma referência ética e moral, de ficar sempre na defesa dos interesses difusos e coletivos, o elogio sincero do Dr. Pablo durante uma sessão do Tribunal do Júri, natural que me deixou honrado e muito feliz.
Serei sempre grato ao elogio do Dr. Pablo!
Historicidade do Júri por Dr. Pablo...
Como sempre faz nas sessões do Júri, Dr. Pablofez uma narrativa histórica e da historicidade dos julgamentos, desde o julgamento de Jesus e de Barrabás.
Passando pela fase do positivismo jurídico e codificado do Tribunal do Júri, nos modelos inglês e francês. Chegando ao Brasil, a partir da Constituição de 1824, que criou a fase nacional do Júri contra o absolutismo de Dom Pedro I.
Tentativa de homicídio qualificada...
Foi a tese de acusação defendida pelo Dr. Pablo na sua pronúncia e na sua tréplica, no caso do julgamento do réu Chico Amaro. A partir do argumento de que Chico Amaro disparou quatro tiros contra a pessoa de Marcelo no sentido de querer matar, sob a questão criminal da qualificadora do fator supresa.
Ao mesmo tempo em que disse que o réu não tinha bons antecedentes, tendo respondido por diversos crimes: porte ilegal de arma, resistência, violência contra mulher etc.
Já o Dr. Pádua, advogado de defesa na tribuna do Júri, defendeu a tese da desclassificação penal para disparo em via pública.
Tese que saiu vencedora. Réu foi absolvido e a ação penal improcedente pelos 7 juízes leigos do Conselho de Sentença. Foi ela quem leu a sentença após votação pelo Conselho dos quesitos da defesa e da acusação.
Pronúncia do Réu por tentativa de homicídio foi votada como improcedente. Réu absolvido.
Dra. Rafaela comandou o Júri...
Nas sessões do Tribunal do Júri, o juiz togado apenas preside e lê a sentença de absolvitória ou condenatória. Quem julga e condena são os 7 juízes/as do Conselho de Sentença. No julgamento de Chico Amaro, a Dra. Rafaela comandou o Júri que o julgou.
Dra. Rafaela tem sido uma juíza/magistrada das mais eficientes e das mais competente no Poder Judiciário de Nova Russas. Uma juíza com senso de Justiça e que sendo uma revelação das mais importantes em nossa Comarca no bom atendimento das demandas judiciais.
Mais de 150 júris...
Tem o Dr. Pádua, um dos nossos mais conceituados criminalistas, na Justiça Criminal. Teve muitas vitórias nos cerca de 150 Tribunais do Júri.
Fala bem e gestual para convencer os jurados.
Agradecimento....
Aos serventuários da Justiça pelos relevantes serviços prestados nas sessões do Júri. Determinado e dedicado Oficial de Justiça Antonio Joaquim Scarcela sempre cumprindo bem suas funções de Oficial de Justiça, esteve realizado suas funções jurisdicionais durante o julgamento.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ex condenados no Júri de Nova Russas?
É o novo...
Novarussense das antigas lembrando que, em 1990, assistiu algumas sessões do Júri, quando o Forum funcionava no prédio do Shopping Center.
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário