terça-feira, 24 de setembro de 2019

Artigo do Blog Professor Tim sobre o discurso do Presidente Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU!

Presidente Bolsonaro discursou na ONU como se fosse porta voz do Trump!
Discursar na abertura da 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, poderia representar um momento importante para o Presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, recuperar parte da sua imagem negativa após onde de incêndios na Amazônia e nas polêmicas com o presidente francês Macron.
Mas não aconteceu nada disso. 
O presidente Bolsonaro fez um péssimo discurso de bajulação e de adulação. Agindo mais um bajulador e um porta voz despreparado do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do que como chefe de Estado e estadista de uma nação forte e soberana: Brasil.
O que Bolsonaro fez foi fazer  um direitopata discurso ideológico da guerra fria contra Cuba (criticando o Programa Mais Médicos) e o socialismo na Venezuela
Dizendo que lá o socialismo deu certo: todos estão pobres e sem liberdade no pais de Hugo Chávez e de Maduro.
Foi mais radical ainda. Chamou de organização criminosa o Foro de São Paulo, espécie de encontro de debates da Esquerda da América Latina, reunindo lideranças socialistas, comunistas e anarquistas, sobre estratégias e lutas contra o capitalismo imperialista e financeiro.
Sobre a Amazônia, preferiu atacar as Ong's e a demarcação de terras indígenas. Dizendo que o Brasil não chegará a 20 por cento das terras demarcadas para os 220 povos/etnias da região amazônica -com suas crenças, ritos, culturas e civilizações diferentes.
Atacou a liderança indígena do Cacique Raoni e as reservas Yanomani e Raposa Serra. Dizendo que Raoni é manipulado por países e da Europa e que as reservas Raposa Serra do Sol e Yanomami deixam os índios como pobres em cima de muito minério: urânio, nióbio, cassiterita e outros.
Outra coisa que falou para agradar Trump e os países saxônicos, foi dizer de sua medida como presidente garantindo entrada livre (isenção de vistos) para australianos, japoneses, norte-americanos e canadenes que queiram fazer turismo ou atividades empresariais no Brasil.
Não fez um discurso de estadista.
Não passou de um garoto de recado do Trump!
_________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário