sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Artigo do Blog Professor Tim sobre a importância do simbolismo e do imaginário do fogo entre o profano e o sagrado!

A importância do simbolismo e do imaginário do Fogo entre o profano e o sagrado!
É na narrativa da teogonia de Hesíodo a 1ª referência sobre o Fogo. A de Prometeu roubou o fogo dos deuses para dar aos homens, sendo condenado por Zeus a que seu fígado fosse devorado todos os dias por um corvo.
Antes de PrometeuResultado de imagem para fotos e imagens do foto de prometeu, cujo fogo roubado ficou na pira olímpica, segundo a antropologia primitiva, o Homo Erectus (ancestral do Homo Sapiens Sapiens: Homem que pensa e é sábio), cultivou o fogo há cerca de 8.000 anos -por meio do atrito de pedras e de madeiras, durante o Neolítico.
Entre a aventura de Prometeu e a descoberta do fogo pelo Homo Erectus, ou depois disso tudo, há muitos imaginários e simbolismos. É o fogo que queima as fogueiras de católicos (Santo Antonio, São João, São Pedro), durante o mês de junho, como saudação e louvação sagrada do ao Sol.
Na Oração católica do Santo Rosário, "Livrai-nos do fogo do inferno". Livramento do fogo infernal que queima e purifica almas pecadoras do umbral infernal, para que sejam levada sem pecado para o Céu.
O mesmo fogo está no altar das igrejas católicas/templos de Umbanda em forma de velas comuns ou de 7 dias. Simbolizando a luz pura e purificada das santidades e dos oxalás.
Nos sistemas prisionais/penitenciários, os chamados presos acusados de crimes hediondos, são brutal e barbaramente queimados por outros encarcerados autores de crimes tão ou piores do que os que eles cometeram; e, nas favelas e morros cariocas, marginais comuns são justiçados sob o fogo dentro de pneus.
Queimar presos dentro das cadeias/presídios indica trazer o fogo do inferno para a Terra, visando queimar corpos e purificar as almas dos pecadores da sociedade desigual e capitalista.
Outros usos do fogo. Ajuda a cozinhar os alimentos. O álcool, que é um fogo em forma de bebida, serve para alguém puxar fogo ou ficar ardente para o ato sexual. E a astronomia chamou o Sol de Bola de Fogo.
A vida humana sem o fogo seria péssima.
Apenas com o cuidado de não se queimar no fogo!
______________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário