quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Giro político do Blog Professor Tim sobre as disputas pelas Prefeituras da região!

Um giro rápido e politicamente correto explicando as disputas políticas pelas Prefeituras nos Sertões de Crateús e na região da Ibiapaba em 2020! 
Mais um giro politicamente correto do Blog explicando as sucessões municipais e as disputas pelas Prefeituras nso Sertões dos Inhamuns e na região da Ibiapaba -faltando menso de 1 ano para as eleições/2020. 
Em cada município, será uma forte disputa entre dois fortes grupos políticos. Nada de 3ª via na disputa pelas Prefeituras dos sertões e na região da Ibiapaba.
  • Em Crateús, a capital política da região, a disputa ainda não está definida. Há uma grande expectativa de que Janaína FariasResultado de imagem para fotos e imagens de janaína farias em crateús, secretária particular do governador Camilo, poderia ser candidata do PSB e das forças do governo do Ceará. Enfrentando nas urnas  o deputado Carlos Felipe ou a esposa dele. 
  • Assim sendo: Mesmo que o prefeito Marcelo Machado queira, o governador Camilo não aceitaria sua reeleição e colocaria Janaína no lugar dele.
  • Em tempo: Janaína é capaz de vencer Luciene Rolim, mas não vence Carlos Felipe.
Com a fusão e o acordão político da oposição com a situação em Nova Russas, em torno das lideranças de Júnior Mano e do prefeito Rafael, pelo menos até o momento: a Dra. Giordanna é a única pré pré-candidata a prefeita.
Mas ainda nada está definido. Existem articulações para que os ex prefeitos (Gonçalo Diogo, Marcos Alberto, Chico Rosa e Iranede Veras, Acácio); com apoio da Dra. Daniela, da Sônia Frota e do Nenem Lima; e de outras lideranças, poderiam lançar uma chapa majoritária consensual e um candidato ou candidata a prefeita.
Ex distrito de Nova Russas, o município de Ararendá é um dos poucos municípios da região onde o prefeito faz o sucessor. Prefeito Aristeu tem o apoio de quase todas as forças políticas.
Se houver garantia jurídica da vereadora Rachel Eduardo sair candidata a prefeita numa chapa majoritária com o vereador Neto Lopes na vice, com apoio do deputado federal Júnior Mano, é praticamente imbatível.
Na negativa jurídica de Rachel não for, poderia se pensar numa chapa alternativa com o ex chefe de Gabinete, Pedro Artêmio Veras Mourão com Neto Lopes na vice.
Mas  há outras opções para o prefeito Aristeu: Chagas Liberato, Presidente da Câmara Sales André, alguns vereadores, entre outros agentes políticos para comandar bem Ararendá.
Na vizinha Ipaporanga, o futuro prefeito pode sair da disputa entre os grupos políticos (combinados?) do prefeito Toinho Contábil ou do ex prefeito Nilson Moreira.
Existe uma tendência de que Cleoto ou Amaro seja o candidato de Toinho, enquanto Nilson lançaria o filho ou a esposa.
Quando a Sebastião Mano, melhor que desistisse da disputa. Já Dedé Diogo, poderia ser um bom vice para os principais gurpos políticos. 
Tamboril terá uma disputa entre três fortes grupos políticos. O sobrinho do deputado Jeová Mota, Marcelo,  disputa com chances e força política a Prefeitura.
Prefeito Pedro Calisto com Bibi na vice via para a reeleição. E a 3ª via tem alguns fortes pré-candidatos: Alberto Torres, Ramiro Júnior e Carol Timbó -filha do ex prefeito Chico Timbó.
  • Catunda terá uma disputa dura entre a prefeita Ravenna contra a filha de Tony Jorge (Rebeka Leitão) ou mesmo o ex prefeito Tony Jorge -que está sendo convidado para disputar as prefeituras de Nova Russas e de Santa Quitéria, convocado por grupos de oposição.
Considerado a maior liderança individual da política regional, o ex prefeito de Ipueiras (Titico) pode retornar à Prefeitura por meio de seu filho, Júnior do Titico. 
Júnior do Titico teria o apoio do PT, de ex prefeitos (Raimundo Mariano, Gordo Mourão, Apolônio Camelo); entre outras lideranças fortes da política ipueirense.
3ª via em Ipueiras, sob a liderança da Direita e da Extrema Direita ligada a Bolsonaro, não tem chance de nada.
No Ipu, é bem possível, pelo menos até agora, que Sérgio Rufino eleja seu sobrinho, mas oposição pode engrossar o caldo em torno do PDT e do PSD. 
Prefeito Jeová Madeiro quer eleger o primo Salomão em Monsenhor Tabosa, mas a oposição local nunca esteve tão forte. Dr. Francisco vai disputar a Prefeitura com apoio do ex prefeito José Souto, do Joãozinho (ex vice), de vários vereadores e de outras lideranças tabosenses. E a prefeita Marfisa da oligarquia do Zezão da Manaiara de Reriutaba, em Pires Ferreira, perde o poder para um dos filhos do Torrim, mas conquista a Prefeitura de Reriutaba para o marido.
Tomaz Figueiredo perde para a oposição em Santa Quitéria. Varjota pode eleger Elmo Monte, que já é um fenômeno eleitoral e político naquele município. E Hidrolândia, a prefeita Íris se reelege com facilidade.
Sobral continua governada pelos Ferreira Gomes. Ivo Gomes,  fazendo uma boa gestão, será reeleito. Cariré continua sob o comando forte de Elmo Aguiar e o filho do Duquinha se reelege em Acaraú. 
Na Poranga: o prefeito Carlos Antonio pode se reeleger pelo PDT. Vice poderá sair das forças de oposição. O que fortalece o projeto de reeleição do atual prefeito. 
Em Tauá, ganha quem Domingos Filho e Domingos Neto indicarem. Dr. Barreto tem chances de emplacar Edmilson do Padre ou mesmo Dra. Juliana em Quiterianópolis. Imprevisível disputa entre os primos da oligarquia Coutinho: Valdir e Valterlin -pré-candidatos a prefeito de Independência. E Nenem Coelho, em Novo Oriente, vai dar uma surra de votos em Vanaldo Moura.
Situação com Dr. Luiz pode se reeleger em Tianguá. Oposições unidas com o filho do Dr. Egberto ganham em Guaraciaba do Norte.
Em São Benedito: o comunista paraguaio Gadyel não elege seu sucessor. Graça continua sob o domínio da oligarquia dos Brito.
Pacujá e Mucambo: nada sei. 
Aqui termino o giro regional das disputas pelas Prefeituras em 2020.
Agora só falta os eleitores decidirem nas urnas!
_________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário