quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Coluna do Blog Professor Tim explicando sobre a Armênia e a guerra de Nagorno-Karabach!

 Não sou Armênio, mas vou explicar a Armênia e o conflito de Nagorno-Karabach!
Nação das mais antigas do Planeta, a Armênia (ex república soviética) com um território dominado sempre por povos estrangeiros (turcos, otomanos, russos, iranianos etc.) sempre se envolveu em conflitos bélicos, tragédias e genocídios - e a guerra de Nagorno-Karabach (Alto Karabach)

não é e não será a última.
Antes, teve o genocídio Armênio -em que os turcos mataram cerca de 1,5 milhão de armênios e que um dos principais fatos relevantes para que fosse eclodida a chamada 1ª Grande Guerra Mundial -envolvendo países europeus e outros de vários continentes.
O atual conflito de Nagorno-Karabach, iniciado em 1984, quando se eclodiu a federação Transcaucasiana (união dos cáucasos idealizada por Lênin), dentro do sentimento da Grande Armênia contra os povos Azeri e azerbaijanos, pode, novamente, sair da esfera regional e passar a ser um conflito até mundial -caso da participação da Rússia, da Turquia e dos Estados Unidos.
Espera-se que o cessar fogo seja definitivo.
Antes de uma nova guerra mundial na Armênia!
Fatos culturais e históricos da Armênia...
Uma das nações mais antigas da Terra, habitada há mais de 10.000 anos. Está situada no território do Monte Ararat -onde a Arca de Noé ficou após o dilúvio. Tem uma maioria de católicos ortodoxos. Sua capital é Erevan. Moeda é o Dram Armênio. República Democrática. Separou da Rússia e se tornou independente em 1991, após Perestroika (Gorbachev).
Túnel do tempo...
Que fim levaram os restos mortais de Ataturk, o general turco do genocídio armênio.
É o novo...
Brasileiro afirmando que, em 1915, estava morando na Turquia.
_____________________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário