terça-feira, 9 de março de 2021

1º Ensaio Interlocutório entre Deleuze e Foucault nas sociedades capitalistas de controle

 1º Ensaio Interlocutóri entre Deleuze e Foucault nas sociedades a repressão burguesa!!!
Nada parecido a Michel Foucault, consagrado filósofo francês vítima da AIDS, do que o também filósofo franco Gille Deleuze.
Em Mil Platôs e outros livros consagrados, Deleuze, ao criar vários termos filosóficos ("máquinas desejantes, corpos sem órgãos, desterritorialização, rizoma etc.);  de explicação filosófica da liberdade corporal e existencial; aproximou-se muito da filosofia foucaultiana.
Não apenas em 1968, do é proibido probir, mas depois. Com Deleuze concordando com os estudos de Foucault sobre as sociedades de repressão diversas e seu livro explicativo:
"Vigiar e Punir".


Um clássico em que Foucault fala sobre a evolução do Direito Penal, saindo da punição do como castigo divino da Idade Média para castigar os que roubam as propriedades burguesas. 
Aparecendo depois pelos capitalistas da revolução industrial, as chamadas sociedades burguesas de controle e de repressão.
Que os dois definem em alguns grupos:
1. Sociedade de soberania no estado teocrático no direito divino dos reis no estado absoluto, cujo mantra está na Forma-Deus;
2. As sociedade de controle, na Forma-Homem, com o aparecimento do Direito e das penalidade contra os insurgentes e pequenos ladrões da propriedade burguesa.
3. Finalmente: As sociedade disciplinares (presídios, tribunais, escolas, centros clínicos, hospitais, fábricas, família etc.), em harmonia para tornar os seres humanos disciplinados e reprimidos para se tornarem produtivos para o sistema capitalista de produção.
Fase inicial do Biopoder. Poder do Estado de decidir sobre os corpos e as vidas humanas nos mais diversos aspectos: abortos e controle da natalidade, campanhas de vacinação em massa, padrão estético ideal.
Ambos também estudaram a loucura e o complexo de édipo como conservadorismo moral.
Sobre os temas acima: ninguém melhor do que eles!
Dois gênios da filosofia libertária!
________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário