Nem Roberto Cláudio, nem Idilvan e muito menos o Ivo e Cid: Tasso é o melhor nome que os FG e o Camilo poderiam indicar para o Governo do Ceará!
A sucessão estadual está bem perto. Faltando 1 apenas. Vários nomes do Governador Camilo e dos Ferreira Gomes (FG) despontam como governamentáveis, mas nenhum deles tem o perfil popular, carismático e agregador de liderar um projeto que una o Ceará e sua lideranças políticas.
Sobre o nome do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, apresenta uma série de dificuldades para ser governador do Ceará. Primeiro de tudo, é que o eleitorado cearense pouco elegeu um ex-prefeito de Fortaleza para governador o Ceará -exceção apenas de Ciro Gomes -que foi prefeito e depois se elegeu governador, em 1990, mas pela força de Tasso.
Outro ponto negativo é que ele é muito acadêmico, não tem apelo populista e um tipo político muito metropolitano. Não domina a linguagem e os métodos políticos dos vários municípios e das várias regiões cearenses -cada uma com sua cultura política própria e estabelecendo seus próprios códigos políticos.
Professor/deputado federal Idilvan, é o mais fraco. Não tem discurso político/neófito em política. Um quadro mais tecnocrata na política. Apenas um ligeiro prestígio entre professores/educadores, mas que não é substantivo. Seria o melhor para os FG manipularem, mas o pior para o eleitorado.
Ivo é outro nome fraco. Uma liderança forte apenas em Sobral. Sua gestão tem muitos questionamentos. E o próprio Senador Cid, depois do episódio da retroescavadeira, embora tivesse tido uma reação emocional diante das agressões que sofreu de militares extremistas, ficou desgastado.
O nome mais forte mesmo é o do senador Tasso para ser candidato de uma grande coligação do PSDB com outros partidos, apoiado pelo governador Camilo e pelos FG. Tasso consegue unir o Centro, parte da Esquerda e até mesmo setores da Direita em torno do seu projeto de chegar mais uma vez ao Governo do Ceará.
Seria uma forma de compensação dos FG a Tasso, pelo que ele fez para projetá-los na vida pública cearense. Foi Tasso quem praticamente projetou e elegeu os dois ao cargo de governador.
E seria melhor ainda para Camilo. Sem Tasso na disputa. Camilo teria uma eleição bem fácil para o Senado.
Está dada a dica. Se os FG e Camilo e os FG quiserem continuar governando e mandando no Ceará, o melhor nome para o governo é do Senador Tasso.
Qualquer outro nome: perde a eleição!
____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário