quinta-feira, 11 de março de 2021

Artigo-Tese do Blog Professor Tim sobre as relações entre o mal e as práticas do mal no subsolo da Terra!

Artigo-tese sobre relação a mística teológica de se condenar os pecadores nas profundezas infernais e os piores atos humanos realizados no submundo dos porões e do subsolo!
"Se desce no inferno 9 andares ou nove círculos, começando no portão cheio de feras, depois Caronte [barqueiro infernal] transporta as almas pecadoras para um rio pantanoso e cinzento, visando receber o castigo eterno em brasas e num fogo insuportável de mais de 500 graus e torturas crueis".
Descrição resumida do Inferno. Divina Comédia. Dante (14?-15?).
Escrito na Idade Média, o livro refletia uma certa escatologia do mal no Inferno. Eternizando e trazendo para o imaginário humano reproduzir na própria Terra os sofrimentos dos pecadores nos 9 andares infernais.
Algo que reforça a aceitar que tudo de mal seja realizado embaixo da Terra, como se ali fosse a morada infernal dos pecadores. 
As torturas praticadas no subsolo dos porões nos regimes de exceção (ditaduras militares), contra quem peca de uma forma de outra. Torturas contra marxistas e comunistas, por não serem filhos de Deus e nem terem religião alguma; ou contra padres católicos progressistas e adeptos da luta, por acharem alguns torturadores, como achava o bandido do delegado Fleury ao torturar o Frei Tito vestido de Papa.
Ainda hoje, talvez, por um racismo contra os amarelos japoneses, que não seriam brancos europeus, muita gente ainda acredita que o Japão fica embaixo da Terra e dentro do inferno. Um imaginário religioso que se faz grande parte da Humanidade odiar os japoneses e até escravizá-los -como fizeram os chineses, vizinhos.
Redes de esgoto (por onde circulam ratos e baratas, tidos como insetos infernais), fossas sépticas (das fezes), subterrâneos nucleares, entre outros, são todos construídos e realizados no subsolo da crosta terrestre -imaginando ser locais adequados e mais próximos da crueldade infernal.
E, voltando à antiga Grécia, quando Sócrates, condenado à morte por corromper a juventude e blasfemar contra os deuses, foi recolhido à solitária do calabouço, ao ser indagado para onde ia, respondeu:
Vou descer ao inferno!
____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário