domingo, 25 de abril de 2021

1ª Análise do perfil legislativo dos nossos 13 vereadores no 1º Quadrimestre da atual Legislatura!

 Analisando o perfil parlamentar, político e ideológico dos vereadores no 1º quadrimestre legislativo!
Está fazendo quatro meses do início dos trabalhos legislativos da atual Legislatura. 1º quadrimestre.
Já dá para fazer uma avaliação global sobre cada um dos 13 vereadores com assento naquela Casa de Leis. Avaliando-se o perfil legislativo, ideológico e político de cada um deles. Vendo o que cada um levou de novidade para sua produção legislativa e ação parlamentar.
Numa análise inicial. Cada vereador para a Câmara a experiência anterior profissional e de outros meios.
Já tendo militado na Esquerda (foi candidato a vereador do PC do B) e ex-presidente do Sindicato dos Servidores, o sindicalista  Coca vem usando seu destacado/ativo mandato legislativo de vereador do PP, para defender direitos dos servidores municipais. Tem feito várias indicações e requerimentos cobrando direitos negados, com a questão das férias e outros.
Do mesmo partido de Coca, mas com uma produção legislativa bem menor, a enfermeira Keyla Sena tem sido uma vereadora muito ligada à tradição familiar e na defesa da questão da saúde pública. Foi dela uma Indicação [aprovada] pedindo a aquisição de uma máquina de bioquímica (questão de exames) para o Laboratório de Nova Russas.
Raimundinho Coruja e Vanda são dois vereadores distritais. Quer dizer: parlamentares que fazem tudo para ajudar a desenvolver e levar o progresso para o distrito que representam na Câmara, no caso Nova Betânia. Foram várias as indicações de ambos para Nova Betânia em vários setores.
Mesma coisa do Vereador Teixeira, que representa o distrito de São Pedro na Câmara. Outra característica dele é ser governista: sempre apoiando os prefeitos de plantão em troca de posições e cargos para seus apadrinhados na máquina pública -algo que se choca, até o momento, com a racionalização e enxugamento administrativo da atual gestão.
Considerado da velha política sempre com muitos espaços nos governos locais, e agora líder do governo Giordanna Mano, o vereador Denílson não é de muita produção legislativa, mas de resolver as demandas práticas de suas bases. Tem feito, porém, com certa habilidade, sua função de defender por defender a administração como líder e na liderança do governo.
Antonio Carlos é sempre um vereador da prática legislativa. E de todas as comunidades. Sempre buscando resolver os problemas do povo. Dentro ou fora da Câmara. Legislando ou não. Repete um pouco o mandato do saudoso Raimundo Paiva, que ele sucedeu no parlamento.
Fonsim, em seu 1º mandato, é a grande revelação legislativa. Suas ações legislativas solidárias o fazem ser um vereador com grande atuação e destaque. Foram deles várias Indicações para beneficiar as populações mais pobres e sofridas, como na questão do Comitê de Articulação Solidária nas 500 cestas básicas doadas aos mais pobres.
O gesto de Diego Diogo, que é um vereador de muita visão social, de doar mais de 60% do seu subsídio para compra de cestas básicas, merece o aplauso de todos. Filho do ex-prefeito Gonçalo, e com muitas ações boas no Legislativo, é um nome forte para a disputa da Prefeitura.
A presença do intelectual e professor Adalberto Filho na Câmara, é sempre um fato dos mais importantes. Ele eleva o nível do debate, traz temas de complexidade e se afirma na retórica/oratória para ser um dos mais experientes e dos mais competentes parlamentares.
Cibelle é a vereadora com maior destaque e competência na bancada feminina. Tem muita experiência legislativa como servidora da Câmara, está com uma boa produção legislativa e tem uma boa imagem junto à sociedade no início do seu mandato. E representa muito bem o distrito de Irapuá.
Já o Presidente Sebastião Mano tem sido democrático e muito ativo na defesa da população. Usando as prerrogativas do Poder Legislativo para servir aos mais necessitados.
Socorrinha Holanda continua a mesma de sempre: mandato apagado e bajulando qualquer governo.
Aqui termino a análise legislativa dos 13 vereadores!
______________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário