sábado, 21 de maio de 2022

Explicando a origem dos preconceitos e dos nacionalismos em livro clássico que finalizei a leitura!

 Sobre preconceitos geográficos e a formação dos Estados Nacionais em livro que acabei de ler!
Finalizei a leitura de um clássico das ciência sociais.
"Preconceito contra a origem goegráfica e de lugar: as fronteiras da discórdia".
Desde montanhas gigantes, pinturas de certas pedras, brasões sofisticados, pelourinhos, arcos e outros signos/simbolos, usado pelo Homem, como animal gregário e guerreiro na dominação de outros povos fazem para estabelecer limites e domínios territoriais de dominação.
Visando construir uma identidade étnica e social comum, dentro do que prega o etnocentrismo territorial de pertencimento (falar a mesma língua, os mesmos valores, crença no mesmo Deus), que for diferente é o estrangeiro, o diferente, o feio, o bárbaro que não entende nada daquele tipo em alteridade.
Nietzsche, como está no presente livro, que os humanos antigos, visando demarcar território e se diferenciar do bárbaro invasor, dava nomes animalescos aos povos bárbaros. Os tártaros, ou cachorros, chamados assim pelos chineses, porque não entendim a milenar cultura chinesa.
Da divisão territorial a partir da língua, dos costumes diferentes e das tradições de cada povo, é que surgiram os Estados Nacionais (Século XI) com traços culturais idênticos e de pertencimento, com uma centralização política no Princípio da Nacionalidade: gerando-se os preconceitos do nacionalismo xenófobo e dogmático.
O intelectual Edward Said explicou o preconceito contra os orientais em seu clássico: Orientalismo. Afirmando que a produção cultural e literária da Europa servia para criar um imaginário colonizador que colonizava as próprias elites coloniais, que se achavam inferiores aos europeus.
Contra o Nordeste, há vários preconceitos. Um deles, de que o nordeste é uma área de deserto em que a terra não presta para nada. Outro, sob um certo imaginário aristocrático e medieval nordestino, passando muito longe da modernização e das novas relações capitalistas.
Assim surgem esses e outros preconceitos regionais e nacionais.
Se quiser saber muito mais.
Leia o referido livro.
______________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário