segunda-feira, 16 de maio de 2022

Publicando a mais completa análise sobre como os FG governam o Ceará!

 Fazendo o mais completo diagnóstico e a melhor análise sobre as formas e as maneiras do FG dominar politicamente o Ceará!
A hegemonia política, na verdade, da família Ferreira Gomes (FG), começou em 1990, Na eleição de Ciro Gomes para o Governo do Ceará, com apoio direto e explícito do então governador Tasso Jereissati -que sempre foi um parceiro e combinado político da dominação e do monopólio político deles.
Ou seja: por gratidão, os FG sempre dão um jeito de eleger Tasso, em especial para o cargo de Senador.
E Tasso sempre ajuda colocar um FG no poder político cearense.
Além de Tasso, outras lideranças políticas participam da projeto de dominação e de comando político, dentro de uma hierarquia de força maior ou força menor.
O Ceará é dividido por meio de lideranças regionais e áreas de dominação das prefeituras por algumas lideranças (Domingos Filho, Zezinho Albuquerque, Acilon Gonçalves e outros). 
Existe um loteamento e a divisão do poder municipal através da conquista pelos partidos da base governista: PDT, PSD, PSB, PC do B, PT e outros.
A base principal do poder dele é Sobral e a chamada República Familiar de Sobral, em que a família FG e outras famílias e clãs tradicionais (Aguiar, Arruda, Aragão, Frota Bezerra etc. etc.), escolhem as lideranças que serão os governadores ou outros cargos na chapa majoritária e no Poder Executivo.
Faz 30 anos que a maioria dos governadores é de Sobral: Ciro e Cid Gomes; Izolda Ceda.
O favorito dos FG para concorrer ao governo do Ceará pelo PDT, é o sobralense Roberto Cláudio Frota Bezerra, ex-prefeito de Fortaleza.
Ao lado dos políticos de Sobral, há os burocratas sempre presentes nas gestões dos FG e dos seus aliados governadores, como foi o próprio petista Camilo Santana. O Superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, é sobralense da gema.
É o jeito FG de governar o Ceará.
_____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário