quinta-feira, 19 de maio de 2022

Tentar resolver as equações política da escolha do candidato do PDT ao Governo do Ceará!

Buscando resolver as equações políticas para definir o candidato do PDT ao Governo do Ceará após almoço da Governadora Izolda com os demais governamentáveis!
Em gesto de sabedoria política, a governadora e pré-candidata do PDT ao Governo do Ceará, Izolda Cela, almoçou no Palácio da Abolição com os demais pré-candidatos do partido ao ao cargo de governador: Mauro Filho (deputado federal), Evandro Leitão (Presidente da Assembleia) e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio ou RC.
Dos quatro, apenas Izolda e RC tem chances. Mauro Filho só presta para brincar de pré-candidato, indo mesmo disputar mais um mandato de deputado federal. E o Evandro, será reeleito deputado estadual para tentar mais um mandato de Presidente da Assembleia, o que não será fácil.
Sobre Izolda. É a mais forte politicamente pré-candidato do PDT. Por ser governadora e pelos apoios nos mais diversos partidos da base aliada do governo cearense: PT, PP, MDB, entre outros. Até mesmo Luizianne e seus radicais da Democracia Socialista (a DS, com seus socialistas feministas) apoia totalmente Izolda e com rejeição total a RC e a Cid.
Soma ainda os apoios dos principais caciques governistas: além do Senador Cid, tem o apoio do ex-senador Eunício, do ex-governador Camilo; da maioria absoluta dos deputados estaduais e dos prefeitos cearenses em várias siglas.
Já Roberto Cláudio tem o aval de Ciro, mas conta com rejeições no PT (qualquer candidato, menos ele), no MDB, no PP, entre outros aliados e simpatizantes. Político muito metropolitano e acadêmico, não tem um discurso e nem carisma para se tornar um líder popular para ser o candidato do PDT.
Agora pensemos na hipótese de Izolda e de sua chapa.
Caso ela seja a indicada, seu vice poderia ser Fernando Santana com Camilo no Senado.
Se Roberto Cláudio for o escolhido, seu vice poderia ser Domingos Filho.
Numa hipótese do Senador Cid disputar, o vice poderia ser Roberto Cláudio.
Foi bom o almoço apetitoso, mas não sem definição.
Pode ser a definição num jantar.
____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário