terça-feira, 21 de junho de 2022

1ª Viagem Cultural e Histórica pela Colômbia da Esquerda de Petro e Francia!

 1ª viagem histórica, política e cultural pela Colômbia após vitória singular da Esquerda com Petro e Francia!
Nação criada para homenagear Cristóvão Colombo, a Colômbia virou a Pátria Grande da Esquerda Latino-Americana. O Presidente eleito foi o ex-guerrilheiro de Esquerda (M-19/FARC), Gustavo Petro e sua vice: advogada Francia.
E é no país que derrotou a Direita e será governada pela Esquerda a partir de agosto, que vamos fazer a 1ª viagem histórica, cultural e política sobre famoso país andino.
Ademais.  A Colômbia é uma República Constitucional da América do Sul, fazendo fronteira marítima com vários países (Honduras, Jamaica, Haiti, República Dominicana, Brasil); e com alguns mares e oceanos: Mar do Caribe, Oceano Pacífico.
População de 48 milhões de habitantes, segundo mais populoso depois do Brasil. No meio da população diversa, o país tem uma rica diversidade étnica de vários povos. Tem os espanhóis e os criollos, tem várias etnias indígenas, negros, entre vários outros povos.
Explicando a Gran-Colômbia...
Fazia parte do famoso vice reinado da Nova Granada, então colônia da Espanha. Fazendo parte os territórios da Colômbia, do Panamá, da Venezuela, do Equador, do noroeste do Brasil. Fragmentou-se depois e se dividiu em pequenas nações.
Guerrilhas versus Exército e paramilitares...
A Esquerda e a Direita sempre travaram duros conflitos na fortíssima violência política colombiana.
Duas guerrilhas de Esquerda (marxista e maoísta), as FARC e o M-19, enfrentaram com armas financiadas pela antiga União Soviética, o Exército da Colômbia treinado pelos Estados Unidos.
E os Paramilitares associados ao tráfico de drogas e a Pablo Escobar, famoso líder do Cartel de Medelin -um dos mais violentos do planeta.
Bogotazo...
Período da chamada Grande Violência, cujo ápice foi no dia 9 de abril de 1948 -data do assassinato do líder popular/carismático/progressista do Partido Liberal, Jorge Eliécer Gaitán. Homicídio que gerou milhares de mortos nas ruas de Bogotá -o famoso Bogotazo.
Realismo fantástico na literatura...
A partir da sua imaginária Macondo, o escritor genial Gabriel García Marquez se consagrou na chamada literatura do realismo fantástico, ganhando o Prêmio Nobel Literário.
Mais informações sobre a Colômbia...
Capital é a cidade mais populosa: Bogotá. Principais idiomas: Espanhol e Quíchua. Presidente Ivan Duque. Moeda: peso colombiano. Ganhou definitivamente sua independência da Espanha ano distante ano de 1819.
Só lembrando...
Departamento de Cundinamarca adotou o nome de Nova Granada.
Túnel do tempo...
Que fim levou o ex-presidente Uribe?
É o novo...
Brasileiro lembrando que lutou no Bogotazo, em 1948.
_____________________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário