terça-feira, 7 de junho de 2022

Postando o 1º Aulão sobre conscientização política e global aos Prefeitos e Prefeitas da região!

 1º Aulão de conscientização política e global aos prefeitos da nossa região!
Conheço todos os prefeitos e as prefeitas de nossa região: 
Giordanna Mano (Nova Russas), Júnior do Titico (Ipueiras), Nenem de Novo Oriente e Valdy Coutinho, Independência; Amaro (Ipaporanga), Marcelo Mota [Tamboril], Braguinha [Santa Quitéria], Ravenna, Catunda; Salomão (Monsenhor Tabosa); Priscilla (Quiterianópolis), Carlos Antonio de Poranga, Alexandre Félix de Ararendá etc. etc.
Sou amigo de todos os prefeitos/as citados.
Mas entendo que falta a eles uma boa assessoria para entender os fenômenos políticos, sociais e administrativos mais complexos.
Um ex. Há pouca organização deles. 
Poucos se reúnem coletivamente para tratar de assuntos da região. Não tem uma associação regional de prefeitos e de prefeitas representativa das Prefeituras dos Sertões de Crateús e dos Inhamuns.
A única forma associativa que existe é o Consórcio de Resíduos Sólidos, para tratar de um problema urbano gravíssimo por conta do consumismo urbanismo: lixo, nos seus vários tipos (industrial, hospitalar). Sendo que hoje (7), em Crateús, houve uma reunião dos prefeitos consorciados.
Outra coisa. Não conhecem teoricamente as religiões locais e seus líderes. Pouco sabem quem foi Dom Fragoso e a Teologia da Libertação, as correntes conservadoras do catolicismo (Arautos, Renovação Carismática); ou as várias denominações pentecostais e neopentecostais dos evangélicos, ou seus pastores.
Sobre os sindicatos dos servidores, pouco ou [nada] sabem sobre a Fetamce (Federação dos Servidores), que tem uma hierarquia sobre os sindicatos municipais. Não sabem as ideologias dos sindicalistas. Não conhecem os partidos de Esquerda na sua gênese esquerdista (PSOL, PC do B).
Até para uma melhor articulação com os sindicatos.
Pouco sabem sobre os sindicatos rurais e a Fetraece, o que pensam, as ideologias que defendem.
Possível que estudaram muito pouco sobre os movimentos sociais, comunitários; e as associações existentes.
Desconhecem personalidades populares que formam opinião, para defenderem suas gestões nas esquinas.
Maior parte de suas ações administrativas são do governo do Ceará, que os condicionam ao apoio incondicional ao governador de plantão: seja, Cid, seja Camilo ou Izolda. O que os governadores mandam, em sua maioria, são viaturas policiais ou bases do RAIO para repressão contra os mais pobres; no máximo, algumas ambulâncias ou asfalto.
Nada de fábricas, nada de geração de empregos e renda.
Não sabem operar as mais diversas midias.
E, em alguns casos, não sabem conciliar com as oposições locais.
Assim que eles governam!
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário